PUB
PUB
Moda e Beleza
Lentes de contacto e maquilhagem: 12 conselhos para uma aplicação segura
lentes
Redação Lux em 27 de Novembro de 2014 às 15:33
Vladimír Petr, consultor clínico especializado em contactologia, dá-nos 12 conselhos para uma aplicação segura das lentes de contacto «para quem adora maquilhagem e não sai de casa de cara lavada».

Segundo o especialista, consultor da Alensa, loja online especializada em lentes de contacto, a aplicação de cosméticos quando se usam lentes de contacto deve seguir alguns cuidados, uma vez que a maquilhagem pode danificar a lente ou favorecer a irritação ocular.

- Antes de começar: como escolher os seus cosméticos? Prefira produtos hipoalergénicos, sem perfume, que minimizam o risco de irritação ocular.

Existem no mercado marcas e gamas especialmente concebidas a pensar em quem usa lentes de contacto. Se os seus olhos forem especialmente sensíveis, tente apostar nestes produtos.

- Antes de aplicar, leia as instruções de uso, alguns produtos têm recomendações específicas para utilizadores de lentes, que irão ajudá-la a tirar o melhor partido da maquilhagem e das lentes.

- O que devo aplicar primeiro: as lentes ou a maquilhagem? Esta é uma das dúvidas mais frequentes para as utilizadoras de lentes de contacto. Deve primeiro aplicar as lentes e gotas e só depois os cosméticos, evitando que as primeiras entrem em contacto com alguma substância presente na pálpebra ou pestanas. Ainda assim, se se esqueceu e começou por aplicar, por exemplo, o creme de olhos, lave e seque bem as mãos, eliminando qualquer resíduo; ao entrar em contacto com a lente, estes podem causar ardor, vista ¿nublada¿ ou mesmo danificá-la.

- Prefira o pó compacto ao pó solto e sombras em creme. Assim, evita que caiam nos olhos micropartículas que iriam causar irritação e sensação de corpo estranho. Se tiver pó depositado nas pestanas ou sobrancelhas elimine-o, passando um pano limpo humedecido.

- A máscara é a estrela de qualquer maquilhagem mas é um dos produtos mais próximos do olho. Não aproxime demasiado a escova da raiz das pestanas e prefira formulações resistentes à água; estas estão preparadas para não se dissolverem facilmente, pelo que se cair uma partícula no globo ocular, tem menor probabilidade de contaminar a lente de contacto. Com o pestanejar, a partícula acabará, provavelmente, por ser expulsa do olho.

- Se tem frequentemente infeções oculares, opte por escovas descartáveis para aplicar a máscara de pestanas.

- Mantenha os pincéis e esponjas limpos e não os partilhe.

- Não use maquilhagem quando tiver os olhos vermelhos para evitar a contaminação do material e agravar o problema. Se depois de usar maquilhagem surgiu uma inflamação, os pincéis e escovas podem estar contaminados: substitua-os ou lave-os bem e faça o mesmo com a sua lente de contacto.

- Não aplique eyeliner ou lápis demasiado próximo do olho e não pinte a linha de água, pois a maquilhagem poderá contaminar a lente.

- Se vai sair, leve alguns cotonetes ou toalhitas desmaquilhantes para retocar a maquilhagem.

- Aproveita as pausas no trânsito para se maquilhar? Não devia. As condições não lhe conferem a precisão necessária e pode fazer com que o lápis ou escova toquem na lente, sujando-a. Já para não falar dos riscos para a condução.

- Antes de dormir, desmaquilhe os olhos e o rosto e só depois retire as lentes de contacto para que a sua pele e olhos tenham o devido descanso e as lentes possam repousar na solução de limpeza, eliminando impurezas acumuladas ao longo do dia.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção