PUB
PUB
Nacional
Filme português selecionado para festivais em Itália e na Alemanha
«Alto do Minho» (Foto: Reprodução)
Redação Lux  com CSS em 23 de Abril de 2014 às 11:00
O filme «Alto do Minho», de Miguel Filgueiras, foi selecionado para os festivais de Cinema de Trento, em Itália, e para o de Goettingen, na Alemanha, foi hoje anunciado pela produtora.

Na 62ª edição do festival de Trento, que vai decorrer nas cidades italianas de Trento e Bolzano, de 24 de abril a 4 de maio, «Alto do Minho» vai fazer parte da secção Eurorama, que reúne os melhores filmes documentais e etnográficos apresentados em festivais europeus do género, em 2013.

O documentário de Miguel Filgueiras é a única produção portuguesa selecionada para esta mostra.

«Alto do Minho» é também o único filme português escolhido para o 12º Festival Internacional de Cinema Etnográfico de Goettingen, na Alemanha, a decorrer de 28 de maio a 1 de junho.

Na sequência do anúncio desta seleção, segundo a produtora, o filme foi convidado para mais uma exibição na Alemanha, já confirmada para 2 de junho, no Instituto Max Planck de Antropologia Social, em Halle.

O «Alto do Minho» é um documentário etnográfico de autor, realizado por Miguel Filgueiras para o Museu do Traje de Viana do Castelo, em 2012, «que aborda a identidade cultural das gentes do Alto Minho», segundo a produção.

«'Alto do Minho', mais do que um filme é um retrato que mexe», lê-se na sinopse da obra, que evoca referências das expressões experimentais de Andy Warhol e Andre Gance. «Como Warhol, quer espelhar em ecrã estrelas terrenas, numa montagem cadenciada e num olhar impressionista. Relances que podem ter, em fundo, o épico de Gance, mas que são uma observação etnográfica pop», entre «anónimos e paisagens de romarias, geografias e planos, numa subjetividade a roçar o aleatório».

Dirigido por Miguel Filgueiras, que também fez a montagem, o filme tem música de Norberto Lobo, fotografia de Paulo Alegria, textos «e um pouco mais de cinzento» de Eduardo Sardinha.

O documentário já foi exibido nos festivais Worldfilm (Estónia), FIFEQ (Canadá), Ethnofilm (Croácia), Ethnocineca (Áustria), FAS 2013 (Finlândia), Cine-Scapes (Letónia), NAFA, de Bilbau (Espanha) e Margaret Mead, nos Estados Unidos.

Foi premiado com o Galo Dourado do Festival Internacional de Filmes de Turismo, de Barcelos, e selecionado para a 7ª Mostra Vídeo da Fundação Inatel e para a Festa de Antropologia, Cinema e Arte, em Lisboa.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção