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Nacional
Campanha do Pirilampo Mágico arranca hoje para ajudar crianças e jovens com deficiências
Pirilampo 2013
Redação Lux em 13 de Maio de 2013 às 15:47
Seiscentos e cinquenta mil pirilampos mágicos, «vestidos» de verde água, estão a partir desta segunda-feira à venda em todo o país para angariar receitas a favor de crianças e jovens com deficiência mental e multideficiência.

A apresentação da campanha do Pirilampo Mágico, que decorre até 4 de junho, foi feita hoje, a bordo de um navio, simbolizando o início de uma viagem iniciada há 27 anos com o lançamento do primeiro«"bonequinho», disse a presidente da Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (Fenacerci), Julieta Sanches.

«Mais Água, Mais Ambiente, Mais Cidadão, Mais Inclusão» é o lema deste ano da campanha, que assinala assim o Ano Internacional de Cooperação pela Água.

Segundo a Fenarcerci, «associar a água, como recurso essencial à vida, a uma campanha cuja missão é ajudar as pessoas com deficiência intelectual, promovendo os seus direitos e qualidade de vida, é também uma forma de reforçar a necessidade de promover estratégias de inclusão e de igualdade de oportunidades para todos os cidadãos».

No final da cerimónia, Julieta Sanches explicou que a Fenarcerci «procura sempre que o pirilampo vá ao encontro dos temas que o próprio ano trata».

«Também estamos a festejar o ano do cidadão e, portanto, temos de ser solidários uns com os outros», adiantou a responsável, esperando que «todos os portugueses sejam solidários com a campanha, como tem acontecido ao longo de 27 anos».

«Mais uma vez apelamos à cidadania, à solidariedade e à vontade forte que o nosso país tem de se levantar e de levantar aqueles que são mais frágeis na nossa sociedade», frisou.

Questionada sobre se as dificuldades que os portugueses estão a atravessar poderão ter impacto na campanha, Julieta Sanches afirmou que «os portugueses têm um coração enorme, gostam de partilhar e abraçam muito estas causas».

Contudo, afirmou, «não somos levianos ao ponto de não termos essa preocupação, mas também a experiência que temos é que as pessoas mais solidárias da nossa campanha são as que gostam de repartir e são, muitas vezes, as que menos têm».

«Estou convencida de que, mais uma vez, vão estar connosco e vamos conseguir vender os nossos materiais para melhorar a qualidade de vida das pessoas que atendemos e para as quais trabalhamos», sustentou.

Presente na cerimónia, a mulher do Presidente da República salientou a importância desta campanha, da qual é madrinha: «[Já acontece] desde 1987 e não tem perdido o entusiasmo, nem a capacidade de envolver os portugueses. Antes pelo contrário, todos os anos parece que sobe mais».

Maria Cavaco Silva considerou que as pessoas «estão mais atentas e muito mais abertas» para a realidade da deficiência mental que «durante muitos anos se tentou escamotear e esconder».

Sobre o preço do pirilampo (dois euros), Maria Cavaco Silva disse que «não será acessível» para algumas pessoas. «Não tenho ilusões, mas uma das coisas que eu acho muito simpática no pirilampo é o facto de, com dois euros, eu sentir que consigo ajudar».

Maria Cavaco Silva salientou o facto de os portugueses serem «um povo muito solidário».

«Todas as campanhas a que tenho dado o meu patrocínio» angariaram um «valor superior ao do ano» anterior. «Não é só um povo solidário, é um povo consciente das dificuldades que está a viver», acrescentou.

Além do pirilampo, vão estar à venda pins, canecas e t-shirts.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
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