PUB
PUB
Nacional
Claudia Bakker leva «Ausência» à Casa-Museu Medeiros e AlmeidB
A Casa-Museu Medeiros e Almeida tem «Ausência» entre 11 e 28 de março de Claudia Bakker
Redação Lux em 2 de Março de 2015 às 11:46
A Casa-Museu Medeiros e Almeida tem ¿Ausência¿, patente entre 11 e 28 de março. Este trabalho de Claudia Bakker trata da dualidade entre presença e ausência, entre aquilo que desaparece num lugar para reaparecer de outra forma noutro.

Jean Baudrillard, no seu livro América, observa que o que desaparece na Europa reaparece na América. Existe uma necessidade do homem ocidental de se reencontrar com a parte física das coisas, com seus mitos mais arcaicos, que renasce, assim, no mundo novo, nas Américas, num contínuo diálogo com a antiga civilização europeia.

Claudia Bakker percebe que ao pensar a ausência é possível encontrar uma outra presença no avesso das coisas do mundo, que a ausência é também uma forma de pulsão vital. Assim, a artista retira da coleção da Casa-Museu Medeiros e Almeida cinco telas que representam naturezas mortas e as paredes ficam «nuas» é a materialização da «Ausência», título da exposição.

Esta não-presença relaciona-se com a matéria bruta, real e orgânica das maçãs, do mármore e das fotografias, criadas especialmente para esta exposição e que podem ser vistas na sala de exposição temporária.

Casa-Museu Medeiros e Almeida

Rua Rosa Araújo, 41 - Lisboa

Tel. (+351) 21 354 78 92

www.casa-museumedeirosealmeida.pt

De 2.ª a 6.ª feira das 13H00 às 17H30

Sábados das 10H00 às 17H30

Encerra aos domingos
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção