PUB
PUB
Nacional
Cinha Jardim operada para retirar carcinoma espinocelular, o segundo tipo mais comum de cancro de pele
Cinha Jardim - Festa de verão Lux/TVI 2014 Foto: Ricardo Santos
Redação Lux em 21 de Novembro de 2014 às 07:38
Há já algum tempo que Cinha Jardim sentia fortes dores numa perna.

Procurou o seu médico, que decidiu fazer uma biópsia a um sinal. O resultado foi claro: carcinoma espinocelular, o segundo tipo mais comum de cancro de pele:

«É o melhor dos piores e o pior dos melhores tumores: se não forem retirados a tempo, podem degenerar em metásteses; caso contrário, não têm problema. Tinha vários sinais nas pernas e braços que foram queimados, e tirei um no braço e outro no dedo que foram para análise. Estou a aguardar os resultados. Tenho consciência do que é e sei que vou ultrapassar bem», explicou Cinha Jardim.

«Sei que isto é fruto de excesso de exposição solar, muitas vezes sem proteção, e prometo que vou ter mais cuidado. Embora tenha começado a ter cuidado há já uns anos, não foi o suficiente, porque a pele tem memória e durante anos não usei proteção. Isto foi um sinal para mim e para todas as pessoas que possam ler sobre isto. Não podemos nem devemos facilitar, temos de usar proteção no inverno e no verão. Foi doloroso, tenho imensas dores. Foi uma lição para mim!», disse Cinha à Lux.

Nos próximos dias, é obrigatório fazer repouso absoluto. Caso seja necessário, deve movimentar-se em cadeira de rodas. Depois seguir-se-ão mais 10 dias de recuperação, altura em que já poderá andar, com a ajuda de muletas.

«Não estou assustada. Tenho muita esperança de ficar rapidamente bem e poder ir com as minhas filhas aos Estados Unidos no final de novembro, como está planeado», concluiu.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção