PUB
PUB
Nacional
Os 15 conselhos de Cristiano Ronaldo sobre saúde e fitness
Cristiano Ronaldo Foto: DR
Redação Lux  com CSS em 5 de Fevereiro de 2015 às 13:22
Cristiano Ronaldo, que hoje (5) completa 30 anos, divulgou os seus 15 conselhos sobre saúde e fitness para conseguir um corpo perfeito.

1. Aprende a treinar a mente tal como o corpo. A força mental é tão importante como a força física e ajuda a alcançar qualquer meta.

2. Sê disciplinado. Manter alta a motivação e ser fiel à rotina é a chave. No meu caso não há lugar para o descanso, pelo que tenho de ser rigoroso.

3. Fixa metas. Ajuda a manter a concentração e trabalhar para um objetivo concreto.

4. Ter um companheiro de treino é uma boa maneira de criar um pouco de competitividade. Se treinas com alguém que está num nível de 'fitness' semelhante ao teu podem motivar-se um ao outro.

5. É muito importante descansar bem para tirar o máximo partido do treino. Eu vou para a cama cedo e levanto-me cedo, especialmente antes de um jogo. Dormir dá tempo para os músculos recuperarem.

6. O aquecimento ajuda a prevenir lesões. Antes dos nossos treinos damos umas quantas voltas ao campo, fazemos alongamentos e exercícios de cardio. Certifica-te de que fazes algo semelhante nos teus treinos, mesmo que seja jogging antes do ginásio, correr na passadeira ou na bicicleta.

7. Mistura as rotinas. Recomendo uma combinação de exercício cardiovascular (por exemplo corrida e remo) e de treino com pesos para garantir que os exercícios se dirigem a todas as áreas do corpo, aumentando ao mesmo tempo a força e a resistência. Também ajuda a manter o interesse pelo treino em si.

8. Os exercícios de alta intensidade são importantes para elevar a pressão sanguínea e aumentar a resistência física. Fazemos uma grande qantidade de exercícios de 'sprint' em formação, que também se podem incorporar numa sessão regular de exercícios no ginásio ou ao ar livre.

9. As sessões de 'cardio' são a chave para aumentar a resistência física e manter-se em forma. Tenta fazer sessões de uns 30 minutos, aumentando o número à medida que vais ganhando força.

10. Incorpora o exercício na tua rotina sempre que possas. Uma sessão de abdominais em casa quando te levantas ou antes de ires para a cama. Se conseguires estabelecer uma rotina é mais fácil que essa rotina se converta num hábito.

11. Um bom treino deve ser combinado com uma dieta adequada. A minha dieta é alta em proteínas, com uma grande quantidade de carbohidratos, frutas e verduras, evitando os açúcares. Adoro peixe, especialmente bacalhau grelhado português, e em restaurantes só peço bife e salada.

12. Mantém-te hidratado. Beber água é fundamental. Também evito beber álcool.

13. Come com regularidade. Se treinas regularmente, é importante manter altos os níveis de energia para conseguir um melhor rendimento. Às vezes faço até 6 pequenas refeições diárias para garantir que dou o máximo de rendimento em cada sessão.

14. Ouve música durante os treinos. Serve para te abstraires e como forma de motivação. Normalmente, oiço hip-hop e reggaeton.

15. Relaxa. O treino e as sessões físicas são o mais importante, mas levar um estilo de vida relaxado ajuda a retirar o melhor de ti, física e mentalmente. Dedico o meu tempo livre à família e aos amigos, porque me ajuda a relaxar e a manter uma atitude positiva.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção