PUB
PUB
Nacional
Fotos: Artistas participam em rastreio da voz
Sérgio e Nélson Rosado - Famosos assinalam Dia Mundial da Voz Foto: Divulgação
Redação Lux em 21 de Abril de 2014 às 14:57
A GDA - Cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas, Intérpretes ou Executantes (www.gda.pt)assinalou o Dia Mundial da Voz, que se comemora a 16 de Abril, promovendo uma performance artística que animou o rastreio gratuito levado a cabo no Hospital Egas Moniz, em Lisboa.

A performance contou com dois atores que, ao longo do dia, irão interagir com os utentes do Hospital cantando pregões alusivos, distribuindo informação e chamando a atenção para a ação de rastreio.

Jorge Silva, tenor, e Lia Altavilla , Soprano, ambos do elenco do Teatro Nacional e S. Carlos animaram aquele que foi o dia do rastreio dos artistas.

Também no Porto, foi levada a cabo ação idêntica de rastreio em parceria com o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, EPE - Unidade I (antigo Hospital Eduardo Santos Silva

Estas ações têm em vista a sensibilização dos cidadãos portugueses em geral, e dos profissionais da Voz em particular, para os cuidados a ter com este instrumento de trabalho e para a importância do rastreio na deteção atempada das patologias e na preservação da voz.

Pedro Wallenstein, Presidente da GDA e da Fundação GDA, afirma a este propósito: «para muitos artistas, a Voz é o principal instrumento de trabalho, um dos objetivos da nossa ação social, que apoia estas parcerias com o Hospital Egas Moniz, é garantir que os nossos atores e músicos-cantores estão suficientemente esclarecidos sobre os cuidados a ter com a voz, e sensibilizados para a prevenção deste tipo de patologias, dando também o exemplo aos outros cidadãos. Promover a saúde dos artistas é também uma preocupação da GDA, que tem a seu cargo a defesa, a cobrança e a distribuição dos direitos dos Artistas, que exercemos através da nossa Fundação, e que consideramos uma componente fundamental de um dos objetivos da nossa missão/vocação: proteger os Artistas e os seus Direitos, e Promover as suas carreiras.»
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção