PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 5 de Janeiro de 2014 às 18:27
Eusébio: Bobby Charlton orgulhoso de ter jogado contra o português
Sir Bobby Charlton, um dos jogadores míticos do futebol inglês, mostrou-se hoje (5) «orgulhoso» de ter sido «rival e amigo» de Eusébio, que hoje morreu aos 71 anos.

Depois de conhecer a notícia da morte de Eusébio, Charlton descreveu o antigo jogador do Benfica e da seleção portuguesa como «um dos melhores jogadores» contra os qual teve «o privilégio de jogar».

Charlton enfrentou Eusébio em dois dos grandes momentos da sua carreira futebolística: a meia-final do Mundial de 1966, na qual a Inglaterra se impôs a Portugal (2-1), em Wembley, e a final da Taça dos Campeões Europeus de 1968, na qual o Manchester United venceu o Benfica no prolongamento no mesmo estádio (4-1).

Desse último encontro, o britânico recorda o momento que Eusébio aplaudiu a atuação do então guarda-redes do Manchester United, Alex Stepney, depois de este ter defendido um remate do português.

«Sem dúvida, Eusébio foi um dos melhores jogadores com os que tive o privilégio de jogar. Além disso, era um autêntico desportista», disse aos meios de comunicação britânicos.

Charlton recordou que o seu recorde de golos pelo Benfica é «incrível e supera a passagem do tempo».

«Encontrei-o em inúmeras ocasiões depois do final das nossas carreiras desportivas e sempre representou o seu clube e o seu país de maneira exemplar», acrescentou.

Eusébio da Silva Ferreira morreu hoje às 04:30 vítima de paragem cardiorrespiratória.

O «Pantera Negra» ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial Inglaterra de 1966 foi considerado o melhor jogador da competição, na qual foi o melhor marcador, com nove golos.

Na mesma competição, Portugal terminou no terceiro lugar.

Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção