PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 19 de Abril de 2014 às 19:57
Fotojornalista Mário Cruz vence principal galardão do Prémio Estação Imagem|Mora
O fotógrafo Mário Cruz, da agência Lusa, conquistou hoje (19) o principal galardão do Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem|Mora, com uma reportagem sobre um centro de reabilitação que promove a integração social de pessoas com cegueira recente.

O trabalho vencedor aborda o Centro de Reabilitação Nossa Senhora dos Anjos, integrado na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que promove a reabilitação de cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a partir dos 16 anos, com cegueira ou baixa-visão adquiridas.

O objetivo é contribuir para a integração social dos pacientes, ao dotá-los de novas competências que lhes permitam readquirir as autonomias perdidas.

«Os pacientes vivem juntos durante um período de três meses e os seus dias são preenchidos com diversas tarefas, sempre acompanhadas por um forte apoio psicológico, com o intuito de melhorar a sua independência social», pode ler-se no resumo da reportagem, intitulada «Cegueira Recente».

Os vencedores do Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem|Mora, que integra, além do galardão principal, sete categorias temáticas, foram hoje divulgados, numa cerimónia em Mora.

Dedicado exclusivamente à reportagem, o concurso é promovido pela Associação Estação Imagem, com sede naquela vila alentejana, e pela câmara municipal local.

Nesta 5.ª edição da iniciativa, que tem caráter anual, estiveram a concurso 386 reportagens, da autoria de cerca de 140 fotógrafos.

com Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção