PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 15 de Dezembro de 2012 às 15:22
Fotos: Cavaco Silva abre «as portas ao Natal»
O Presidente da República abriu na sexta-feira «as portas ao Natal» inaugurando uma exposição de arte sacra e acendendo a árvore de Natal do Palácio de Belém decorada com 102 andorinhas de Bordalo, uma por cada ano da República.

«É com uma grande satisfação que mais uma vez o Palácio de Belém abre as portas ao Natal», disse Cavaco Silva.

O Chefe de Estado e a mulher, Maria Cavaco Silva, inauguraram uma exposição de peças de arte sacra provenientes de Beja, cumprindo a tradição de promover iniciativas alusivas ao Natal no Palácio de Belém.

«Temos procurado todos os anos acolher exposições ligadas à simbologia do Natal, umas mais eruditas, outras mais populares», assinalou o Presidente, que se referiu à mostra com «peças muito valiosas do património artístico da diocese de Beja, peças de grande valor histórico, de valor simbólico, de valor espiritual».

Este ano o Palácio de Belém acolheu uma «árvore diferente», decorada com 102 andorinhas da fábrica Bordalo Pinheiro, «tantas quantos os anos da República Portuguesa», notou o Presidente.

A árvore, junto à qual se encontra um «menino Jesus» numa almofada feita com um lenço minhoto, foi concebida pelo arquiteto Álvaro Roquete, que ofereceu igualmente à Presidência a decoração da sala de jantar, também com peças Bordalo, num projeto concebido inteiramente com produtos portugueses.

Antes de visitar a sala de jantar, o Presidente e a mulher ouviram três temas natalícios interpretados pelo Coro de Pequenos Cantores do Conservatório de Lisboa.

Cavaco Silva desejou «um feliz Natal e um bom ano», fazendo «votos para que em todos os lares portugueses estejam presentes os valores próprios da época, em particular os valores da família, os valores da solidariedade e os valores da partilha».

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção