PUB
PUB
Nacional
Fotos: Seleção Nacional já treina em Israel
Seleção Nacional já treina em Israel Foto: Francisco Paraiso FPF
Redação Lux em 21 de Março de 2013 às 18:02
O selecionador português de futebol afirmou, esta quinta-feira, estar disposto a esperar «até à última hora» pela recuperação do médio João Moutinho para o jogo de sexta-feira em Israel, do grupo F de qualificação para o Mundial2014.

«Esperaremos até à última hora para ver se o João Moutinho está em condições de poder jogar. Mas não correremos riscos. O jogador sabe que só jogará se nos disser que está a 100 por cento e apto para poder competir. Se nos disser que está a 99 por cento ou que tem alguma dúvida, não jogará», afirmou Paulo Bento, em conferência de imprensa realizada no estádio Ramat Gan, em Telavive.

O treinador adiantou que o médio do FC Porto, que está a recuperar de uma lesão muscular, integrou sem limitações o treino que a seleção lusa cumpriu hoje no relvado do estádio Ramat Gan, palco do importante jogo de sexta-feira, assinalando que o assunto tem sido tratado com «bom senso e honestidade de todas as partes».

Paulo Bento rejeitou também a ideia de que a ausência de João Moutinho possa provocar alterações na forma de jogar da seleção portuguesa, observando que a equipa tem «uma identidade que se manterá» independentemente dos jogadores que a componham ou do adversário que vá defrontar.

O selecionador luso explicou que foi a incerteza em relação à utilização de João Moutinho em Israel e no Azerbaijão, quatro dias mais tarde, que motivou a chamada tardia de Antunes, apesar de o defesa esquerdo do Málaga não atuar na mesma posição do médio do FC Porto.

Com a Rússia instalada no comando com cinco pontos de vantagem sobre Israel e Portugal, Paulo Bento voltou a apontar como principal objetivo a conquista do segundo posto do grupo F - que garante a presença no «play-off» de apuramento para a fase final -, razão pela qual defendeu que o embate de Telavive não será decisivo.

«Esperamos um jogo difícil, num ambiente difícil. Queremos ganhar o jogo de amanhã (sexta-feira) para continuarmos no segundo lugar, mas o jogo não é decisivo, porque em relação ao segundo lugar as coisas não ficarão decididas amanhã, independentemente do que acontecer em Israel», justificou.

Paulo Bento reconheceu que a seleção portuguesa está «um pouco mais pressionada do que estava quando iniciou a campanha ou antes da dupla jornada anterior», em que perdeu por 1-0 na Rússia e empatou 1-1 na receção à Irlanda do Norte, mas reservou-se no direito de «ser otimista».

Sobre o clima de euforia em que foi recebido Cristiano Ronaldo, o técnico limitou-se a lembrar que o avançado do Real Madrid «está habituado a viver situações e emoções como estas», manifestando-se «orgulhoso» por ter entre os seus jogadores alguém que rivalize em protagonismo com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, quer também está a visitar Israel.

Portugal, segundo classificado do grupo F europeu de apuramento para o Mundial de 2014, em igualdade pontual com Israel e a cinco pontos da líder Rússia, joga na sexta-feira em Telavive, em partida com início às 14:45 (12:45 em Lisboa), arbitrada pelo francês Stephane Lannoy, e quatro dias mais tarde em Baku, a partir das 21:00 (17:00 em Lisboa).

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção