PUB
PUB
Nacional
Gisela João recebe o Prémio José Afonso no dia 24 de abril
Gisela João - Música - Personalidades Femininas Lux
Redação Lux  com CSS em 17 de Abril de 2014 às 10:20
A fadista Gisela João recebe, no dia 24 de abril, o Prémio José Afonso/2013, atuando em seguida nos Recreios da Amadora, anunciou a edilidade local, promotora do galardão.

O álbum homónimo de Gisela João, editado no ano passado, venceu por unanimidade o Prémio José Afonso 2014, tendo o júri considerado que a fadista é «a melhor voz que já apareceu depois de Amália».

«Talvez não seja exagero considerar Gisela João a melhor voz que já apareceu depois de Amália», afirma o júri, citado pela Câmara da Amadora, que instituiu o prémio, em comunicado.

«Sem prejuízo da qualidade reconhecida a vários outros intérpretes de exceção, considera o júri que a qualidade ímpar da voz de Gisela João, cheia e profunda, a afinação imaculada em todos os registos, a naturalidade, sem qualquer esforço, com que interpreta, quer os temas mais ágeis quer os mais líricos, fazem da cantora, uma das mais lídimas representantes do fado nos nossos dias», escreve o júri, referindo-se à genuinidade da cantora, numa citação feita pela Câmara da Amadora.

Gisela João atua, a partir das 21:30, acompanhada pelos músicos Ricardo Parreira, na guitarra portuguesa, Tiago Oliveira, na viola e Jorge Carreiro, no baixo.

O júri - constituído pelo vereador da Cultura da Amadora, António Moreira, a pianista Olga Prats, o músico Sérgio Azevedo e a Chefe da Divisão de Intervenção Cultural, Vanda Santos -, considerou que o álbum «Gisela João», produzido por Frederico Pereira, é o ¿«culminar de toda uma excelente série de discos e novas vozes que têm aparecido no fado na última década».

O álbum de Gisela João, editado pela Valentim de Carvalho, é composto por temas do repertório de Amália Rodrigues, falecida em 1999, como «Sei finalmente», e de outras intérpretes como «Sou tua», de Flora Pereira, ou «Voltaste», gravado por Florência, ao lado de inéditos como «Vieste do fim do mundo», e foi considerado no ano passado, pela revista Blitz, como um dos álbuns do ano.

Este ano a revista Blitz editou o CD da fadista intitulado «Sem filtro», que inclui temas gravados ao vivo e dois em estúdio. Os dois temas de estúdio são do repertório de Amália Rodrigues, designadamente «Quando os outros te batem beijo-te eu», de Pedro Homem de Mello, no Fado Aracélia, de Armando Machado, e «Lá na minha aldeia», de Alberto Janes.

Gisela João, natural de Barcelos, fez parte do elenco do restaurante típico Senhor Vinho, da fadista Maria da Fé e do poeta José Luís Gordo. No ano passado gravou o primeiro álbum em nome próprio. Anteriormente, a intérprete tinha gravado com a banda Atlântida, em 2009.

O Prémio José Afonso foi instituído em 1988 e é atribuído anualmente, tendo em conta um álbum «cujos temas tenham como referência a Cultura e a História Portuguesas», segundo a câmara da Amadora

Fausto, Vitorino, Dulce Pontes, Filipa Pais, Gaiteiros de Lisboa, Deolinda, António Pinho Vargas e Sérgio Godinho são alguns dos nomes que já receberam Prémio José Afonso.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção