PUB
PUB
Nacional
José Quitério é o vencedor do «Prémio Universidade de Coimbra 2015»
Lux
Redação Lux  com CSS em 22 de Janeiro de 2015 às 16:52
O crítico gastronómico e jornalista José Quitério é o vencedor do «Prémio Universidade de Coimbra 2015», um dos mais relevantes prémios nas áreas da ciência e da cultura.

O prémio no valor de 25 mil euros, que tem o apoio do Banco Santander Totta, será entregue no dia 1 de março, durante a Sessão Solene comemorativa do 725º aniversário da Universidade de Coimbra.



Com 72 anos de idade e natural de Tomar, o vencedor do galardão foi estudante da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e tornou-se conhecido pelos 38 anos de crítica gastronómica no semanário «Expresso», onde foi fundador da secção de Gastronomia. Em 2013, foi distinguido como «Personalidade do Ano na Gastronomia» pela revista «WINE - A Essência do Vinho».



Além da escrita para imprensa, é autor de diversas obras sobre alimentação e gastronomia portuguesa, tais como o «Livro de bem comer: crónicas de gastronomia portuguesa» (1987), «Histórias e curiosidades gastronómicas» (1992) e «Escritores à mesa (e outros artistas)» (2010). Com este último venceu o «Prémio Literatura gastronómica» nos «World Cookbook Awards».



O prémio é atribuído por um júri pluridisciplinar, cujo presidente é o Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Coimbra, tendo como Vice-Presidentes Luís Bento dos Santos, Administrador do Banco Santander Totta, e Afonso Camões, Director do Jornal de Notícias. Fazem ainda parte do júri Carlos Reis, Maria José Azevedo Santos, Virgínia Ferreira e Walter Rossa, da Universidade de Coimbra, Maria de Sousa, da Universidade do Porto, Viriato Soromenho-Marques, da Universidade de Lisboa, o arqueólogo Cláudio Torres e o embaixador Francisco Seixas Costa.

Criado em 2004, o «Prémio Universidade de Coimbra» tem distinguido ilustres personalidades, entre elas, António Sampaio da Nóvoa, João de Deus Ramos, António Pinho Vargas, Maria de Sousa, Julião Sarmento e Luís Miguel Cintra.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção