PUB
PUB
Nacional
Lenine Cunha conquista prata nos Europeus de atletismo
Lenine Cunha - Atletas paralímpicos portugueses em Londres Foto: Lusa
Redação Lux em 22 de Agosto de 2014 às 00:22
O atleta português Lenine Cunha conquistou a medalha de prata no salto em comprimento dos Europeus de atletismo do Comité Paralímpico Internacional (IPC), que decorrem em Swansea, no País de Gales, esta quinta-feira (21), noticia a Lusa.

Lenine Cunha, de 31 anos, que alcançou a medalha de bronze no salto em comprimento dos Jogos Paralímpicos Londres2012, registou como melhor marca um salto de 6,84 metros, apenas sendo batido pelo croata Zoran Talic, que saltou 7,16, enquanto a medalha de bronze na categoria F20 (deficiência intelectual) foi para o ucraniano Dmytro Prudnikove com 6,82.

O outro português presente na prova, Carlos Lima, foi 11.º com 5,68 metros.

Em julho de 2013, Lenine Cunha conquistou a medalha de bronze no salto em comprimento nos Mundiais IPC e, já este ano, sagrou-se campeão mundial do pentatlo nos Mundiais INAS (deficiência intelectual).

Lenine Cunha, que começou a praticar atletismo aos sete anos e ingressou no desporto adaptado aos 16, já conquistou mais de 140 medalhas em competições internacionais do IPC e da Associação Internacional de Desporto para Pessoas com Deficiência Intelectual (INAS-FID).

O atleta, que participou nos Jogos Paralímpicos Sidnei2000, sofreu uma meningite aos quatro anos, que lhe provocou problemas na fala, visão e memória e teve consequências a nível intelectual.

Portugal, que está representado por 22 atletas nos Europeus IPC, que terminam no sábado, já tinha conquistado quatro medalhas: uma de ouro, duas de prata e uma de bronze.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção