PUB
PUB
Nacional
Lisboa é a 44ª cidade com mais qualidade de vida no mundo
Eléctrico 28
Redação Lux em 4 de Dezembro de 2012 às 10:36
Lisboa é a 44.ª cidade com mais qualidade de vida no mundo, de acordo com um «ranking» liderado por Viena, na Áustria, divulgado esta terça-feira, que classifica cidades quanto às condições em que vivem os seus habitantes.

O «Estudo de Qualidade de Vida», da consultora Mercer, analisou a qualidade de vida em 221 cidades de todo o mundo, tendo Nova Iorque (Estados Unidos) como termo de comparação, e concluiu, pelo segundo ano consecutivo, que Viena é a cidade com maior qualidade de vida do mundo, escreve a Lusa.

Lisboa, a única cidade portuguesa analisada, encontra-se no 44.º lugar no «ranking» global de qualidade de vida, três posições abaixo do ano passado.

No top 10 do «ranking» estão oito cidades da Europa - Viena, Zurique (2.º), Genebra (8.º) e Berna (10.º), na Suíça, Munique (4.º), Dusseldorf (6.º) e Frankfurt (7.º), na Alemanha, e Copenhaga (9.º), na Dinamarca. Nas dez primeiras estão também uma cidade da América do Norte - Vancouver (5.º), no Canadá - e outra da Oceânia ¿ Auckland (3.º), na Nova Zelândia.

As cidades com o nível mais baixo são Cartum, no Sudão (217.º), N¿Djamena (218.º), no Chade, Port-au-Prince (219.º), no Haiti, Bangui (220.º), na República Centro-Africana, e Bagdad (221.º), no Iraque.

As condições de vida nas cidades são analisadas anualmente tendo em conta 39 critérios, agrupados em 10 categorias, nomeadamente o ambiente social, económico e político, fatores médicos e sanitários, escola e educação, serviços públicos e transportes, entretenimento, bens de consumo, habitação e o clima.

Este ano, além das cidades com maior qualidade de vida, o estudo da Mercer identifica as cidades com a classificação de infraestruturas mais elevada, tendo por base critérios como eletricidade, disponibilidade de água, telefone, correio, transportes públicos, trânsito e eficiência aeroportuária do país.

Neste ranking, Singapura, cidade-Estado do Sudeste Asiático, surge em primeiro lugar, seguida por Frankfurt (2º.) e Munique (3.º). Lisboa ocupa a 76.ª posição.

Saiba mais em tvi24.pt
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção