PUB
PUB
Nacional
Mãe de Gonçalo Franco lança novo apelo para ajudar o filho
Ana Cláudia com o filho Gonçalo Foto: Tiagos Frazão/Lux
Redação Lux  com AM em 21 de Fevereiro de 2013 às 16:54
Gonçalo Franco tem 15 anos e luta contra uma aplasia da medula, necessitando urgentemente de encontrar um dador de medula óssea compatível.

A luta tem sido inglória e, mais uma vez, a mãe do jovem, voltou a usar as redes sociais para apelar à doação de sangue, uma vez que o Gonçalo tem um tipo de sangue raro.

Uma amiga da mãe, Ana Isabel Morais, decidiu juntar-se à causa e, num texto emotivo, pede ajuda para que «o Gonçalo vença o maior jogo da sua vida».

Leia o apelo na íntegra

O Gonçalo, tem 15 anos, jogou basket com o meu filho mais novo (embora em clubes adversários) e está neste momento numa situação desesperada, pois tem um tipo de sangue raro, O Rh negativo, está internado no IPO desde Agosto com transfusões de sangue permanentes, até se descobrir um dador de medula compatível.

Acontece que a vida dele está em perfeito "count down" pois o sangue deste tipo está a esgotar-se e as possibilidades de vida são cada vez menores. O Gonçalo está em isolamento e contatável apenas por telemóvel e pc, pelo que tem consciência do que se passa, o que a meu ver é mais dramático ainda.

Pedia-vos por isso que se tiverem conhecimento de alguém com este tipo de sangue, disponível para ser dador de sangue, o encaminhem para o meu mail ou dêem o meu contacto que eu darei seguimento. Mesmo que não tenha este tipo de sangue pode ser dador de medula, se for compatível, bastando igualmente uma análise sanguínea, pelo que não é forçoso excluir quem não tiver O RH negativo.

Independente de termos ou não filhos, de sentirmos ou não maior proximidade com este problema, penso que é um dever ajudar quem tanto precisa, ajuda que nos custa tão pouco e que é tão valiosa para quem a recebe. A vida é realmente o nosso bem mais precioso. Lembrem-se disso.

Vamos ajudar o Gonçalo. O Gonçalo Franco é filho de um casal amigo e amigo de infância do meu filho João com a mesma idade do Gonçalo.

Para além disso, é atleta sub-16 do Clube Basquetebol do Queluz, estudante da Escola Secundária Stuart de Carvalhais, em Massamá e precisa urgentemente de ajuda.

Em 08/2012, foi-lhe diagnosticada a mesma doença que afetou o filho do futebolista do Benfica, Carlos Martins e que esteve na origem de uma enorme onda de solidariedade.

Temos de ajudar o Gonçalo a vencer o maior jogo da sua vida.

Segue o apelo da mãe Ana Claudia Magalhães, minha amiga:

"Necessito da vossa ajuda, o meu filhote Gonçalo Luís Franco necessita de

sangue, plaquetas e dadores de medula, IPO de Lisboa.

Rh 0 negativo.

Obrigado aos que já foram dar, e por favor repassem.

Vamos todos ajudar o Gonçalo a superar esta etapa."»

Veja no facebook "Dadores de medula e sangue ORH para Gonçalo Franco" como ajudar.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção