PUB
PUB
Nacional
Mafalda Pinto Leite despedida por plagiar receitas de outros chefs
«Receitas saudáveis» de Mafalda Pinto Leite nos Armazéns do Chiado (Lux)
Redação Lux  com Vanessa Bento em 19 de Fevereiro de 2011 às 13:01
Depois de ter recebido várias denúncias anónimas, por email e através de comentários deixados no site, sobre a autoria de algumas receitas escritas por Mafalda Pinto Leite para a Visão, a publicação do grupo Impresa decidiu acabar com a colaboração que a chef mantinha com a revista.

«Depois de recebermos essas denúncias, onde havia exemplos concretos, fomos averiguar a veracidade das mesmas. E, perante a constatação, tomámos uma decisão. Ela até podia usar receitas que não fossem da sua autoria, desde que citasse a fonte. E isso não aconteceu. Quem lia as receitas, partia do princípio de que eram da Mafalda», explicou o diretor-adjunto da Visão, Rui Tavares Guedes.

A Lux sabe que pelo menos uma das denúncias anónimas mostrava uma receita que pertence a Martha Stewart e que foi integralmente copiada por Mafalda Pinto Leite.

No entanto, a chef portuguesa nega que tais denúncias tenham algum tipo de fundamento.

«Sinceramente, não sei em que é que consistiu a denúncia, mas no meu trabalho essa acusação não faz sentido algum. Para mim não faz», sublinhou à Lux.

Mafalda, que tomou conhecimento destas acusações há cerca e três semanas, garantiu que, numa primeira abordagem, ninguém da Visão lhe explicou o porquê da cessação de serviços gratuitos que prestava.

«Inicialmente, não houve uma justificação. Só muito depois é que percebi que tinha havido uma denúncia anónima», disse.

Uma versão contrariada por Rui Tavares Guedes.

«Isso é falso. Uma das denúncias anónimas foi enviada à Mafalda para ela se poder defender. E, na nossa opinião, não o fez devidamente», reforçou.

Incomodada com toda esta situação, a chef portuguesa afirmou: «O que eu gosto de fazer é cozinhar. Pesquiso, crio e adapto. Faz tudo parte de um percurso. Mas isso é como todos os chefs e donas de casa fazem. As minhas receitas não são sofisticadas, são do dia-a-dia. Quantas vezes não temos só alguns ingredientes em casa e temos

de nos desenrascar com o que temos? É isso que eu faço. Aliás, todos nós aprendemos a fazer aquela mousse de chocolate com a nossa mãe e é essa receita que usamos sempre», justificou-se.

Veja as receitas na edição impressa disponível para download
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção