PUB
PUB
Nacional
Meco: Advogado das famílias recorrerá se se confirmar arquivamento
Tragédia no Meco foi há mais de sete meses
Redação Lux  com CSS em 25 de Julho de 2014 às 15:40
O advogado das famílias das vítimas do Meco, Vitor Parente Ribeiro, disse hoje (25) à agência Lusa, que ainda não foi notificado do arquivamento do processo, mas que, a ser verdade, irá recorrer da decisão.

«O correio de hoje já chegou e não temos qualquer notificação do Tribunal de Almada. Até ao momento continuamos como estávamos há cinco meses, sem qualquer conhecimento de elementos do processo», disse Vitor Parente Ribeiro.

O jornal Correio da Manhã avança na sua edição de hoje que o inquérito à morte de seis jovens na praia do Meco foi arquivado na quinta-feira, enquanto o Diário de Notícias refere que o Ministério Público (MP) de Almada concluiu que foi um acidente e que não pode ser imputada qualquer responsabilidade criminal ao único sobrevivente.

Em declarações à Lusa, Vitor Parente Ribeiro avançou que, se a notícia se confirmar, irá «requerer a abertura de instrução» do processo, admitindo não ter ficado surpreendido com a decisão.

«O MP partiu para este processo com esta convicção e ideia formada. Quando isto acontece é muito complicado depois alterar as conclusões do processo. [A investigação é feita] em função de uma conclusão antecipadamente determinada», frisou o advogado.

Também o pai de uma das seis vítimas da tragédia na praia do Meco disse hoje à Lusa não ter ficado surpreso com o arquivamento do processo e adiantou que pretende recorrer da decisão do tribunal.

«Surpresa não foi. Já devia ter sido há mais tempo, mas nós [pais] avançámos com um processo contra João Gouveia [o único sobrevivente] e terceiros. Nós vamos recorrer», disse António Soares, pai de Catarina Soares, uma das jovens que morreu na praia do Meco.

A tragédia aconteceu em dezembro do ano passado, quando seis jovens foram arrastados por uma onda na praia do Meco, Sesimbra, tendo havido apenas um sobrevivente, João Gouveia.

O caso foi, quase de imediato, ligado a rituais de praxes, já que todos os jovens pertenciam à Comissão Oficial de Praxes Académicas da Lusófona (COPA).

Em fevereiro, os pais dos seis jovens que morreram anunciaram que iam interpor uma «queixa-crime contra o sobrevivente, João Gouveia», e pediram à PGR que os ajudasse «a descobrir a verdade».
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção