PUB
PUB
Nacional
Museu do Brinquedo em Sintra em risco de fechar
Museu do Brinquedo
Redação Lux em 28 de Maio de 2013 às 14:35
O Museu do Brinquedo, em Sintra, está em risco de fechar, uma vez que no final do ano deixa de receber dinheiro da autarquia e fica impedido de permanecer gratuitamente nas instalações municipais, disse à Lusa a diretora.

Os mais de 60 mil brinquedos do colecionador João Arbués Moreira estão em exposição há já 26 anos. Mas, devido à nova legislação sobre fundações, o Museu do Brinquedo pode ter os dias contados.

«Não sei o que vai acontecer. Pode fechar ou ir para outro sítio», disse à Lusa Ana Arbués Moreira.

A diretora reconhece que a autarquia está de mãos atadas, uma vez que caso o município decidisse ajudar ¿perdia dez por cento da verba que o Governo dá às câmaras¿.

Por isso, Ana Arbués atribui responsabilidades ao Governo: «A legislação para as fundações foi feita de forma transversal. Nem viram, nem sabem, nem fazem ideia nenhuma, nem sequer visitaram o museu. Esta é uma fundação que vive com o apoio de cinco mil euros. Tem um património, está aberta todo o ano, desde as dez às 18:00, com atividades e visitas guiadas».

A direção já recebeu uma carta da autarquia anunciando a «cessação dos apoios financeiros», na qual reconhece que «não tem nada para pôr» naquele espaço: «Se nós sairmos vai ficar aqui um edifício abandonado», garantiu Ana Arbués.

A visita ao museu «pode ser uma aula de história divertida», contou a diretora do museu e mulher do colecionador, lembrando que ali se pode descobrir «como eram as casas, como as pessoas se vestiam, como eram os carros ou os soldados e aprender sobre as guerras...»

Apesar do valor da coleção que conta com peças antigas e de todo o mundo, em dezembro a Câmara Municipal de Sintra fica impedida de atribuir o subsídio mensal de cinco mil euros e deixa de poder ceder graciosamente o edifício onde o museu está instalado desde 1997.

A coleção da Fundação Arbués Moreira recebe, em média, mais de 50 mil visitantes no antigo quartel dos bombeiras da Vila, onde é possível passar a conhecer «a história do homem».

Houve anos em que chegou a receber mais de cinco mil visitantes por mês, mas agora a média mensal baixou para os 3.300: «Neste momento, o museu está com graves dificuldades financeiras. Além da crise geral, até a falta de carrinhas para trazer os meninos tem tido um reflexo enorme na receita do museu», contou à Lusa a diretora.

No entanto, a direção acredita que será possível viver apenas das receitas de bilheteira, desde que arranjem um espaço sem custos para expor a coleção.

O próximo Dia Mundial da Criança ainda será comemorado no Museu do Brinquedo, que vai estar aberto durante todo o dia, com entradas gratuitas e presentes para todas as crianças até aos 12 anos.

A Agência Lusa contactou o gabinete do presidente da autarquia, mas não obteve qualquer resposta até ao momento.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção