PUB
PUB
Nacional
Novo livro reúne todas as cartas entre Pessoa e Ofélia Queiroz
Fernando Pessoa
Redação Lux em 24 de Maio de 2013 às 14:59
Um livro que reúne, pela primeira vez, toda a correspondência entre Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz vai ser apresentado em Lisboa dia 14 de Junho, depois de ter sido divulgado na quinta-feira em São Paulo.

O editor, Pedro Corrêa do Lago, que chegou a adquirir as cartas num leilão da Sotheby's, decidiu reuni-las numa coletânea organizada por Ricardo Zenith, que marca "um momento muito importante" para "qualquer biografia de Pessoa".

"Conseguimos com isso publicar pela primeira vez a correspondência completa, a troca epistolar que é muito importante nesta relação amorosa", explicou o editor, considerando que "os documentos de Fernando Pessoa" revelam "uma faceta importante da personalidade complexa" do autor.

A relação entre os dois, para o editor, "não passou de beijinhos" porque "ela era uma menina perfeitamente encantadora, mas chegou a hora em que ele viu que não estava preparado para o casamento".

Para Corrêa do Lago, Pessoa "sonhou com uma vida normal" e esta paixão por Ofélia Queiroz "prova isso mesmo".

No entanto, "a personalidade literária de Pessoa seria mais ou menos a que conhecemos, com ou sem Ofélia", considera o editor da obra, considerando que esta relação o "humaniza", retirando-o "da torre de marfim do baú de inéditos" e da imagem de "um homem afastado do mundo".

"Acho que Pessoa queria ser feliz e encontrar-se num relacionamento amoroso mas por uma série de motivos não era o destino nem a vocação dele", salientou o investigador brasileiro,

O livro, patrocinado pela PT, inclui um prefácio de Eduardo Lourenço, toda a correspondência trocada e as cartas de Fernando Pessoa estão também preservadas no original, através de 'fac-simile'.

"A língua portuguesa é um património que nos une a todos" e, por isso, "investimos e viabilizámos este tipo de projetos", afirmou, por seu turno, Abílio Martins, administrador da PT Brasil.



LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção