PUB
PUB
Nacional
Rapaz ou rapariga? Conheça a história de um modelo andrógeno português
Nuno Pereira - modelo andrógeno Foto: DR
Redação Lux  com Cátia Soares em 12 de Novembro de 2013 às 17:00
«Modelos masculinos há muitos, femininos também, agora andrógenos não». Nuno Pereira tem 22 anos, cresceu no Algarve e podia ser um manequim igual a tantos outros, mas não é. Já fez trabalhos como homem e como mulher, revelando uma versatilidade natural. «É algo que nasce com a pessoa», explica. Conheça a história de um modelo andrógeno português.

Lux - O que é a Androginia?

Nuno Pereira - Androginia é a presença, em simultâneo, de traços e características masculinas e femininas, quer ao nível físico (corpo, traços faciais) quer ao nível psicológico. Nada tem a ver com homossexualidade, travestismo ou transexualidade, como algumas pessoas podem pensar. É algo que nasce com a pessoa e que, à medida que os anos vão passando, vai ficando cada vez mais evidente nos traços do rosto.

Lux - Considera que tem mais traços masculinos ou femininos?

N.P. - Sou suspeito. Depende muito do meu look do dia. Sem barba o meu rosto fica totalmente feminino. Desde sempre soube que era um rapaz «diferente». Fui vítima de bullying por ser muito menina... Durante a minha adolescência, acharam que eu era uma rapariga várias vezes, mas eu aceitava-me como era, apesar de, por vezes, não compreender certas coisas.

Lux - Já recorreu à cirurgia estética?

N.P. - Nunca, mas já pensei em operar o nariz para ficar com o rosto mais feminino, porque é um ponto muito masculino e evidente no trabalho final quando se é modelo fotográfico.

Lux - Por que razão decidiu cultivar a feminilidade?

N.P. - Na realidade, eu não fiz muito por isso. Nasci assim e o meu estilo sempre foi uma mistura do feminino com o masculino. Mas é claro que tive de cultivar mais a feminilidade, até porque muitos dos meus trabalhos são como mulher e se isso podia ser uma mais valia para mim, por que não?

Lux - O que sente hoje quando o confundem com uma mulher?

N.P. - Mesmo quando tenho barba as pessoas questionam-se e trocam olhares... Na noite, como eu trabalho em moda, preparo-me um pouco mais, maquilho-me e, aí sim, sou constantemente confundido. Chego a pagar entrada de mulher quando estou vestido como homem. Na verdade, agora reajo super bem, quer dizer que o meu trabalho até no dia-a-dia é bem feito. Costumo dizer que brinco ao menino que parece uma menina, e é divertido.

Lux - Considera-se 100% homem ou já pensou mudar de sexo?

N.P. - Considero-me um homem e jamais pensei em mudar de sexo. No fundo, eu aceito-me como sou e isso é o principal para o meu dia-a-dia e para o meu trabalho.

Lux - Como é que foi descoberto pelo mundo da moda?

N.P. - Eu não sabia que era andrógeno até ao dia em que fiz uma sessão fotográfica e o produtor do trabalho referiu que eu tinha traços femininos incríveis. Actualmente, trabalho como «caçador de talentos» da DXLmodels e sou o único modelo a trabalhar em Portugal como andrógeno, a assumir o papel e, principalmente, a orgulhar-me disso.

Lux - Qual é o seu maior sonho como modelo?

N.P. - Neste momento, o meu maior sonho é dar a conhecer o meu trabalho e o meu nome, ser reconhecido por isso e apenas isso, como modelo andrógeno. A nível mundial, já há grandes modelos andrógenos, que fazem muito sucesso, orgulhando o seu país. Mas, claro, também tenho o sonho de fazer uma capa da «Vogue» ou da «Elle», o que, em Portugal, acho um pouco difícil, porque não sei até que ponto seriam capazes de apostar neste perfil de modelo.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção