PUB
PUB
Nacional
Obras de dois artistas portugueses adquiridas pelo Museu Rainha Sofia na ARCO/Madrid
Filme «3 Sóis» de João Maria Gusmão e Pedro Paiva Foto: DR
Redação Lux em 22 de Fevereiro de 2014 às 10:22
Três obras da dupla João Maria Gusmão e Pedro Paiva, da galeria Graça Brandão, em Lisboa, fazem parte do grupo de obras de sete artistas, que o Museu Rainha Sofia adquiriu na ARCO, Feira Internacional de Arte Contemporânea de Madrid.

De acordo com a informação do museu da capital espanhola, as aquisições dizem respeito a um total de 17 peças, no valor global de 204.625 euros.

Entre as obras adquiridas, há desenhos, fotografias, objetos, diapositivos e filmes, informa o museu.

Cada uma das três obras da dupla portuguesa, escolhidas pelo museu - os filmes «Maça de Darwin, macaco de Newton» (2012), «Três sóis» (2009) e «Eclipse Ocular» (2007) -, é composta por «internegativos», «interpositivos» e duas cópias de exposição.

«Três sóis» fizeram parte da representação oficial portuguesa na 53.ª Bienal de Veneza, em 2009, «Eclipse Ocular» foi apresentado na Tate Gallery, em Londres, em 2010, e «Maçã de Darwin, macaco de Newton», que aborda a identidade e cultura micaelense, em filme e fotografia, esteve patente na Galeria Fonseca Macedo, em Ponta Delgada, em 2013.

Em 2011, a Galeria Graça Brandão apresentou um conjunto retrospetivo de filmes da dupla João Maria Gusmão e Pedro Paiva, numa mostra a que deu o nome de «Breve História da Lentidão e da Vertigem».

João Maria Gusmão e Pedro Paiva, nascidos em Lisboa, respetivamente em 1979 e 1977, trabalham em conjunto desde 2001, tendo exposto em Toronto, Canadá, Hanôver, Alemanha, Milão, Itália, Birmingham, Reino Unido, Copenhaga, Dinamarca, entre outros locais.

Estão representados na coleção de imagens em movimento da Tate Modern, em Londres, que adquiriu 13 filmes/instalações, representativos do percurso desta dupla.

Na atual edição da ARCO Madrid, o Museu de Arte Contemporânea Rainha Sofia adquiriu ainda trabalhos da austríaca Eva Lootz, da alemã Cándida Hofer, dos espanhóis Neston Sanmiguel, Júlio Plaza e Joan Fontcuberta e do peruano Sergio Zevallos.

A 33.ª edição da Feira Internacional de Arte Contemporânea da capital espanhola, ARCO Madrid, abriu na quarta-feira e encerra no próximo domingo. Conta com 13 galerias portuguesas, num total de 219, de 23 países.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção