PUB
PUB
Nacional
Portugal falha qualificação para o Mundial de ciclismo na Côte Picarde
Volta a Portugal 2011: Foto NUNO VEIGA/LUSA
Redação Lux  com CSS em 17 de Abril de 2014 às 09:10
Ricardo Ferreira, na 33ª posição, conseguiu hoje o melhor resultado da seleção portuguesa de ciclismo, na La Côte Picarde, prova da Taça das Nações de sub-23, disputada ao longo de 178,6 quilómetros, entre Fort-Mahon Plage e Mers-les-Bains, em França.

Dos seis elementos da equipa lusa, apenas Ricardo Ferreira conseguiu chegar no primeiro pelotão, com o mesmo tempo do belga Jens Wallays, que venceu, depois de um ataque no último quilómetro, que o distanciou dos oito corredores que com ele escaparam ao pelotão, apenas a sete quilómetros da meta.

O segundo classificado foi o francês Thomas Boudat e o terceiro o dinamarquês Søren Kragh Andersen, com o pelotão a terminar colado aos homens da frente, tendo sido atribuído o mesmo tempo aos primeiros 56 corredores.

As aspirações portuguesas de conseguir já hoje a qualificação para as provas de sub-23 do Campeonato do Mundo ficaram comprometidas a cerca de 30 quilómetros da chegada, quando o líder da equipa nesta prova, Leonel Coutinho, sofreu uma queda que o deixou com escoriações em várias partes do corpo e irremediavelmente atrasado.

Dali até final houve mais quedas, que não vitimaram os restantes portugueses, mas que provocaram cortes no pelotão, atrasando a maior parte dos elementos da seleção portuguesa.

«À medida que as quedas se sucederam, fomos perdendo unidades. Podia dizer que foi o azar que nos impediu de alcançar o objetivo traçado para hoje e que passava por colocar um corredor nos 15 primeiros para assegurar a qualificação imediata para o mundial», lamentou o selecionador nacional, José Poeira.

O apuramento direto para o Mundial poderá ainda ser conseguido em julho, no Campeonato da Europa, no qual será necessário conseguir um lugar entre os 8 primeiros na prova de estrada.

A outra forma de qualificação passa pela obtenção de pontos que permitam ocupar um lugar entre as 27 melhores nações no ranking europeu de sub-23, o que poderá ser alcançado nas provas a disputar pela seleção portuguesa e também nas corridas internacionais em que os corredores sub-23 participem pelas respetivas equipas.

A seleção portuguesa viaja agora para a Bélgica, onde irá disputar, no próximo sábado, a versão sub-23 da mítica Liège-Bastogne-Liège.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção