PUB
PUB
Nacional
Tiago Bettencourt revê passado com álbum «Acústico»
Tiago Bettencourt - Dia 3 - Festival do Sudoeste 2012 Foto: Cristina Pinto e Pinto/Lux
Redação Lux em 25 de Novembro de 2012 às 19:21
O músico português Tiago Bettencourt edita na segunda-feira o álbum «Acústico», que soma dez anos de carreira, a solo e com os Toranja, com um alinhamento «pouco egoísta» e feito para os fãs, disse à agência Lusa.

«Acústico» é um «best of» disfarçado de disco ao vivo, gravado no verão, e que reúne os temas mais conhecidos que Tiago Bettencourt assinou desde que formou os Toranja em 2001 até ao trabalho mais recente a solo.

«Podia escolher aqueles temas menos conhecidos, mas o disco junta mesmo as músicas que as pessoas mais gostaram. É menos egoista, tem as músicas que o público mais acarinhou», explicou.

Por isso é que «Acústico» inclui «Carta», o primeiro grande êxito dos Toranja, «Laços», «Chocámos tu e eu» ou «Canção simples», aos quais se juntam duas versões: «Canção de engate», de António Variações, e «Pó de arroz», de Carlos Paião.

«Carta» foi o primeiro singles retirado de «Acústico» e a escolha é «simbólica»: «Foi a música que me deu a conhecer e aos Toranja, foi o princípio oficial de tudo, apesar de na altura termos lançado dois temas antes».

Tiago Bettencourt, de 33 anos, não se considera uma saudosista, que goste de olhar para o passado, mas «Acústico» foi um exercício para espreitar como foram os primeiros dez anos como músico, depois de ter abandonado a arquitetura.

Em 2001 fundou os Toranja e lançou dois álbuns: «Esquissos» (2003) e «Segundo» (2005).

Depois de uma pausa da banda em 2006, que se prolonga até hoje, Tiago Betencourt avançou com trabalho a solo e editou os discos «Jardim» (2007) «Em Fuga» (2010) e «Tiago na Toca», no qual cantou outros poetas.

«Dez anos passaram muito depressa, aprendi a gravar discos, aprendi a dar concertos. E mudou tanta coisa na música. Na altura não havia assim tantas bandas a cantar em português, os Ornatos Violeta tinham acabado, havia os Clã», recordou.

«Acústico», que recupera um pouco do espírito das gravações «unplugged» do canal de música MTV, conta com a participação de Ricardo Frutuoso, antigo guitarrista dos Toranja, da cantora Lura, com que Tiago Bettencourt disse ter encontrado afinidades musicais, e de Jorge Palma.

«Jorge Palma foi importante. A primeira gravação que fiz foi com ele, mas nunca tinha feito nada a cantar e surgiu a hipótese de gravar o «Laços», referiu Tiago Bettencourt.

Enquanto «Acústico» seguirá o seu caminho no mercado nacional, Tiago Bettencourt deverá começar a trabalhar num novo disco a solo somente para final de 2013.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção