PUB
PUB
Notícias
Universidade do Minho ensina como lidar com doenças oncológicas de familiares
Serviços de oncologia vão ser reorganizados
Redação Lux  com CSS em 23 de Abril de 2014 às 11:10
A Escola de Psicologia da Universidade do Minho lançou um programa de intervenção em grupo para familiares adultos de doentes oncológicos, ajudando-os a criarem competências para melhor lidarem com a doença, foi hoje divulgado.

A coordenadora do programa, Graça Pereira, disse à Lusa que o objetivo último é «melhorar a qualidade de vida» das pessoas que têm familiares com doença oncológica e, consequentemente, também dos próprios doentes.

«Um dos aspetos a trabalhar será o da gestão emocional», acrescentou.

Denominado «Cuida-te!», o projeto tem o apoio da Liga Portuguesa contra o Cancro e constará de cinco sessões, marcadas para 30 de abril e 7, 14, 21 e 28 de maio, no Serviço de Psicologia da Universidade do Minho.

As sessões serão ministradas, em grupo, por duas estagiárias em Psicologia Clínica e da Saúde.

«Esperamos que este contexto interpessoal de partilha de experiências possa fornecer qualidade de vida individual e familiar aos participantes e criar oportunidades geradores de apoio e de gestão emocional», disse ainda Graça Pereira.

Além da gestão emocional, as sessões incidirão também estratégias de resolução de problemas.

«As pessoas não têm propriamente um guião que as ensine a lidar com as doenças oncológicas e com tudo os que elas envolvem, e essa é uma lacuna que queremos de alguma forma colmatar», sublinhou a coordenadora da iniciativa.

A participação neste programa-piloto é gratuita e está aberta a qualquer familiar adulto, mesmo que não seja cuidador.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção