PUB
PUB
Nacional
Vale e Azevedo diz que pensou em suicidar-se
Vale e Azevedo Foto: Reuters
Redação Lux em 26 de Julho de 2012 às 11:27
O ex-presidente do Benfica Vale e Azevedo, a aguardar em Londres a decisão de extradição para Portugal, confessou que esteve quase a suicidar-se em fevereiro de 2004, após o episódio em que esteve em liberdade 14 segundos.

«Foi o momento mais difícil em toda a minha vida. Tive de ter muita força para não por termo à vida», lembrou Vale e Azevedo à agência Lusa, numa entrevista concedida em Londres na terça-feira, em que se completou quatro anos de regime de permanência de residência no Reino Unido.

Vale e Azevedo referiu que tem estado a viver «um inferno» desde 2001, com mais «de 500 sessões de tribunais e processos que são vira o disco e toca o mesmo», e que os 14 segundos em liberdade a 19 de fevereiro de 2004 e a imediata detenção «foi um momento de enorme provação».

«Ainda hoje é um episódio que me emociona e me perturba extraordinariamente e que perturbou a minha família extraordinariamente. Penso que tive sorte também dos meus filhos e da minha mulher terem resistido», frisou.

O presidente do Benfica de 03 de novembro de 1997 a 31 de outubro de 2000 considerou que a exibição de outro mandado de detenção, logo que transpôs a porta do estabelecimento prisional da Polícia Judiciária em Lisboa, foi «das coisas piores que se podem fazer a uma pessoa».

«Não esqueço. E não esqueço, obviamente, quem mo fez», acrescentou, em referência ao juiz Ricardo Cardoso, de quem chegou a dizer que pertencia «aos notáveis do Benfica da oposição».

Vale e Azevedo, que tinha a mulher e o irmão à sua espera nesse dia, já com as malas os sacos do ex-presidente do Benfica e um televisor no carro, acabaria por ser libertado cinco meses mais tarde.

A residir atualmente em Londres desde 2007, no condomínio luxuoso onde habita em Knightsbridge, Vale e Azevedo disse que se sente «um exilado, um injustiçado e uma vítima de excessos» da Justiça portuguesa.

Vale e Azevedo afirmou à Lusa que «o inferno» em que vive desde 16 de fevereiro de 2001, altura em que foi detido no âmbito do processo Ovchinnikov, lhe destruiu a vida.

«Todo esse percurso, a prisão e os processos, destruiu completamente a minha vida. Obrigou-me a mudar, a fazer um esforço para sobreviver e continuar a sobreviver e ir em frente», sublinhou o ex-presidente do Benfica, à espera que o High Court, tribunal inglês de instância superior, marque a audiência para decidir a sua extradição para Portugal.

Rejeitando que é um foragido à justiça, Vale e Azevedo, 55 anos, admitiu que tem «saudades» de Portugal e expressou que tem dúvidas de que «houvesse muita gente que resistisse emocional e fisicamente a esta provação».

«A verdade é que a nossa vida - a minha, a dos meus filhos e da minha mulher - é muito diferente», declarou, referindo, com convicção, de «a justiça portuguesa» não foi justa desde a sua detenção em 2001, cerca de cinco meses após ter perdido as eleições no Benfica.

«Não se pode dizer que uma justiça é justa quando põe uma pessoa permanentemente há dez anos a ser julgada pelos mesmos factos. Isto não é justiça. Não pode ser justa para uma pessoa que cumpriu seis anos de uma pena de 11 anos e está há quatro anos no regime de permanência na habitação», salientou.

Admitiu ainda que sentiu ter sido usado pela justiça portuguesa para «mostrar trabalho» e, que, «se calhar», ainda continua a ser usado, lembrando «os muitos processos» que ainda tem, como o programado para outubro, em que é acusado de peculato e branqueamento de capitais.

Neste caso, a acusação advoga que Vale e Azevedo apropriou-se indevidamente de quatro milhões de euros do Benfica, verbas resultantes de transferências de jogadores.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção