PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 7 de Julho de 2014 às 19:06
Visita dos reis de Espanha termina após encontro com primeiro-ministro
Os reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, foram hoje recebidos pela presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, e pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, terminando cerca das 17:40 a visita oficial a Portugal.

Os monarcas espanhóis chegaram à Assembleia da República pelas 16:30 com cerca de uma hora de atraso face ao previsto, vindos do almoço oferecido pelo Presidente da República, Cavaco Silva, no Palácio de Queluz.

Foram recebidos pela presidente da Assembleia da República na escadaria do parlamento, e, já junto aos claustros exteriores, receberam honras militares por um pelotão da Guarda Nacional Republicana.

Os reis de Espanha e Assunção Esteves dirigiram-se para a sala de visitas da presidência da Assembleia, onde aguardavam os vice-presidentes da Assembleia da República, os presidentes dos grupos parlamentares, o presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, o presidente da comissão de Assuntos Europeus, os secretários da mesa da Assembleia e o presidente do grupo-parlamentar de Amizade Portugal Espanha.

Após assinarem o livro de honra e conversarem com Assunção Esteves, os reis de Espanha foram ao plenário do parlamento e viram parte da exposição «O nascimento de uma democracia», nos Passos Perdidos.

Felipe VI e Letizia viram a parte da exposição dedicada aos direitos conquistados com a revolução do 25 de Abril, ouvindo explicações por parte de Assunção Esteves.

Os reis de Espanha seguiram depois para a residência oficial do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, no Palácio de São Bento, onde foram recebidos pelo chefe do Governo português e a mulher, Laura Ferreira.

O chefe de Estado espanhol e o primeiro-ministro português reuniram-se no interior do palácio, tendo a visita dos reis de Espanha terminado com uma ida aos jardins, na qual Passos Coelho e Felipe VI conversaram durante cerca de cinco minutos.

Durante o mesmo período, a rainha Letizia e a mulher de Passos Coelho conversaram igualmente.

Os dois casais avançaram alguns passos para se aproximarem dos repórteres de imagem e posaram para as fotografias.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção