PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 6 de Fevereiro de 2014 às 10:51
Xanana Gusmão em Portugal para encontros políticos, lançamento de livro e honoris causa
Xanana Gusmão, primeiro-ministro timorense, iniciou uma visita a Portugal, em que tem previstos encontros com responsáveis políticos, o lançamento de um livro e um doutoramento «honoris causa» por uma universidade de Lisboa.

Xanana Gusmão inicia a visita com um encontro com o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo e depois seguirá para São Bento, para uma reunião com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

O primeiro-ministro timorense chefia uma delegação que inclui o ministro da Justiça, Dionísio Babo, o secretário de Estado da Defesa, Júlio Tomás Pinto, e a vice-presidente do Tribunal de Recurso, a juíza Natércia Gusmão.

Durante a tarde, Xanana Gusmão, que é também responsável pela pasta da defesa e segurança, foi recebido com honras militares no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, onde teve uma reunião bilateral com o ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, depois da qual será assinado o programa-quadro de cooperação técnico-militar luso-timorense para 2014-2016.

Na quinta-feira (6), o primeiro-ministro de Timor-Leste tem no programa uma reunião com os representantes das missões acreditadas junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A sede da organização vai também acolher o lançamento do livro «Xanana Gusmão e os 10 primeiros anos da construção do Estado timorense» (Porto Editora), com apresentação do bispo Ximenes Belo e de Rui Marques.

Na sexta-feira, o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) vai atribuir o grau de doutor 'honoris causa' a Xanana Gusmão.

Durante a sua estada em Lisboa, que termina no sábado, está ainda previsto que Xanana Gusmão se encontre com o Presidente da República, Cavaco Silva.

O primeiro-ministro timorense chega a Portugal vindo do Reino Unido, onde esteve em visita de trabalho, encontrando-se com políticos e empresários britânicos, para falar sobre «os progressos alcançados em Timor-Leste» e captar investimento.

Fnte: Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção