PUB
PUB
Nacional
Chef Nuno Bergonse é o protagonista da VIII edição de “A Última Ceia” do Canal História
Chef Nuno Bergonse é o protagonista da VIII edição de “A Última Ceia” do canal História
Redação Lux em 1 de Abril de 2020 às 17:28

Em comemoração da Páscoa, o canal História lança, pelo oitavo ano consecutivo, o desafio a um chef português de renome para elaborar o menu mais famoso da História adaptado aos dias de hoje, sem perder as bases históricas.

Para assinalar a Semana Santa, o canal estreia pelo oitavo ano consecutivo “A Última Ceia”, a programação especial que mostra o processo criativo e a reinterpretação do menu mais famoso da História – a ceia de Jesus Cristo com os apóstolos -, por parte de prestigiosos chefs portugueses.

Este ano, para a VIII edição, o História convidou o chef Nuno Bergonse, uma referência jovem e brilhante da cozinha moderna portuguesa, que participou como jurado na última edição do MasterChef Portugal, para assumir o desafio e elaborar um menu único, adaptado aos dias de hoje, mas sem perder as bases históricas. A sua proposta pode ser vista no canal, dia 3 de abril, às 22h10.

Nuno Bergonse, conhecido por dar a mão a quem necessita e por estar atualmente envolvido num projeto que apoia a integração de refugiados em Lisboa, junta-se assim à lista de chefs que já participaram em edições anteriores como: Miguel Laffan, João Alves, Kiko Martins, Pedro Almeida, Miguel de Castro e Silva, Henrique Sá Pessoa, Vítor Sobral, Diogo Noronha e Rui Paula.

“Decidimos convidar este ano o chef Nuno Bergonse pela sua mestria e paixão pela gastronomia, mas também por reunir valores solidários como a partilha e o ajudar o próximo, valores esses que nos remetem para esta época cristã. Esta colaboração em que a sofisticação e criatividade andam de mãos dadas com a simplicidade e tradição deixa-nos muito satisfeitos e permitiu-nos trazer a este projeto a simbiose apropriada a esta celebração”, afirma Carolina Godayol, Diretora Geral do The History Channel Ibéria.

O especial “A Última Ceia” foi gravado numa cozinha tradicional, em Mafra, com o jovem cozinheiro e com toda a equipa do projeto “É um Restaurante” e vai ser emitido no canal História, durante a Semana Santa, a partir do dia 3 de abril, às 22h10, com repetições até à Páscoa, dia 12 de abril.

A ementa apresentada pelo chef, foi criada tendo em conta o contexto social, de partilha e de conforto do restaurante solidário “É Um Restaurante”, que emprega pessoas que estiveram em situação de sem abrigo, em paralelo com o contexto histórico do tema “A Última Ceia”. Uma época em que os ingredientes eram bastante diferentes dos que temos hoje disponíveis.

A inspiração do chef teve por base uma forte ligação à origem dos produtos e assenta em três pratos – uma entrada, um prato principal e uma sobremesa - que garante serem confecionados com produtos da época, tais como os ovos, as leguminosas, o queijo (de cabra principalmente), o cordeiro, os frutos secos e o pão, mas sempre com o objetivo principal de recriar pratos com uma mensagem histórica subentendida.

Ovo Dourado com Lentilhas e Queijo de Cabra “No caso da entrada, escolhi o ovo como elemento central, uma vez que este é um símbolo universal de nascimento e criação. Representa também o início de um novo ciclo”, explica Nuno Bergonse.

Cordeiro com Tâmaras e Tubérculos “Quanto ao prato principal, inspirei me na carne de cordeiro uma vez que era a mais utilizada. É de sabor intenso e característico. Decidi acompanhá-la com as tâmaras que são doces e oriundas da região da Galileia, atual Israel. Tratando-se da Última Ceia, gosto da ideia de utilizar o contraste do agridoce!”, justifica.

Pudim de Pão e Passas com Amêndoas e Gelado de Cardomomo “Quanto à sobremesa, o pão é o ponto de partida. O pão fazia parte de todas as refeições da época. A ideia era acabar com um prato com este elemento. É uma receita que reflete o poder da transformação de um ingrediente tão simples em algo muito saboroso. Esta receita, é feita com sobras de pão, mas acompanhado com um gelado de cardamomo”, acrescenta.
 

 

 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção