Nacional
Valente de Oliveira recebe doutoramento honoris causa
Pedro Lynce, Martins da Cruz, Valente de Oliveira e Isaltino Morais
Redação Lux em 1 de Junho de 2013 às 16:35
O antigo ministro Valente de Oliveira recebe a 14 de junho, em Vila Real, o doutoramento honoris causa pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), anunciou hoje a academia transmontana.

O reitor da UTAD, Carlos Sequeira, disse à agência Lusa que a academia transmontana quer homenagear o homem que, «contra todos e contra o poder instalado», apostou numa universidade nova e do interior.

Valente de Oliveira foi responsável pela preparação e pela negociação, junto do Banco Mundial, do Programa de Desenvolvimento Integrado de Trás-os-Montes e Alto Douro e, posteriormente, pela sua execução.

«Contra o poder instalado, trouxe para a UTAD o plano de desenvolvimento, que é um conjunto de projetos relacionados com os solos agrícolas, raças autóctones ou a recuperação das castas do Douro. Hoje, toda a zona do Douro e Trás-os-Montes deve muito a esse projeto», afirmou Carlos Sequeira.

O reitor salientou o «forte reconhecimento» a Luís Valente de Oliveira por «ter apostado numa universidade enquanto polo de desenvolvimento».

Valente de Oliveira foi ministro do Planeamento e Administração do Território entre 1985 e 1995 e, entre 2002 a 2003, foi ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação.

Enquanto ministro, sugeriu, no início dos anos 1990, a criação de um eixo urbano, articulando as cidades de Vila Real, do Peso da Régua e de Lamego. Uma ideia que resultou na criação da Douro Alliance, um projeto que atualmente junta as três cidades durienses.

Valente de Oliveira passou ainda pela presidência da Comissão de Coordenação da Região do Norte (CCDR-N) em 1985 e foi fundador e primeiro presidente eleito da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da União Europeia.

Natural de São João da Madeira, onde nasceu em 1937, é doutorado em engenharia civil pela Universidade do Porto e tem um amplo currículo ligado ao desenvolvimento regional e planeamento de transportes.

Atualmente, é presidente do Conselho de Fundadores da Casa da Música e Coordenador Europeu das Autoestradas do Mar.

A cerimónia de entrega do doutoramento honoris causa decorre no dia 14 de junho, no campus da UTAD, em Vila Real.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção