PUB
PUB
Nacional
Mural de azulejo criado por Júlio Pomar para o Museu da Cerveja inaugura quarta-feira
Júlio Pomar Foto: Lux
Redação Lux em 2 de Abril de 2013 às 19:40
O pintor Júlio Pomar vai inaugurar, esta quarta-feira, um mural em azulejo com dez metros de largura, inspirado nas culturas lusófonas, criado para o Museu da Cerveja, no Terreiro do Paço, em Lisboa.

A peça intitula-se "Contos Murais" e resulta de um convite feito pelo Museu da Cerveja à Galeria Ratton, fundada em 1987, especializada na produção de peças em azulejo.

Contactado pela agência Lusa, Tiago Monte Pegado, um dos diretores da galeria, indicou que Sérgio Carvalho, diretor científico do Museu da Cerveja tinha vontade de criar um mural "para levar um elemento cultural forte para o espaço", situado no Terreiro do Paço.

"O mural ocupa quase toda uma parede no interior, com cerca de dez metros de largura" no piso inferior do museu, onde se encontra uma cervejaria que procura recriar o ambiente tradicional destes espaços.

O Museu da Cerveja abriu em 2012, na sequência da requalificação da ala nascente do Terreiro do Paço, com um espaço museológico sobre a cultura cervejeira nos países de língua portuguesa.

A inauguração do mural, na opinião de Tiago Monte Pegado, "mostra, por um lado, a grande vitalidade do azulejo e também do pintor Júlio Pomar", que completou 87 anos em janeiro, e vai assistir na sexta-feira à inauguração do atelier-museu com o seu nome, em Lisboa.

Sobre o interesse dos artistas contemporâneos na azulejaria, uma arte com grande tradição em Portugal, o responsável comentou que "apesar da crise, ainda é possível desenvolver projetos que defendam a continuidade deste património".

"Nós continuamos a desafiar os artistas a fazer peças em azulejo para valorizar esta arte. Lisboa é um grande símbolo do azulejo, que tem contribuído imenso para iluminar a cidade", apontou.

Num texto sobre o painel ¿Contos Murais¿, Júlio Pomar faz um jogo de palavras entre mural e moral, sublinhando que "mural aplica-se ao que foi feito ou pintado sobre um muro" e "não deve ser confundido com moral, que é o conjunto dos preceitos que uma sociedade impõe aos seus componentes".

"Mas quando se pergunta qual é a moral da estória, pergunta-se se há uma conclusão e um significado que devam ser tirados. O que não é o caso aqui! Veja-se o que na parede foi pintado como um motivo de entretenimento, número de saltimbancos, espetáculo de rua. É quanto basta!", escreve ainda o artista.

O painel em azulejo "Contos Murais", da autoria do pintor Júlio Pomar, vai ser inaugurado às 18:00, no Museu da Cerveja, com a presença do artista.



LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção