PUB
PUB
Nacional
Vasco Pereira em 7 de Novembro de 2016 às 11:57
Emoção e saudade no último adeus a João lobo Antunes

"Obrigada pai pelo teu amor e por teres estado sempre presente”. As palavras de Paula Lobo Antunes, ditas com muita emoção no último adeus a João Lobo Antunes, eram o reflexo da tristeza e da saudade da atriz, que no dia 27 de outubro viu partir o pai,vítima de um cancro de pele.

“Era um homem raro, de uma sensibilidade desconcertante”, disse ainda Paula, momentos antes de se ouvir o clássico de Frank Sinatra, “My Way”, em jeito de homenagem ao neurocirurgião.

A Basílica da Estrela foi pequena para tantos amigos que quiserem prestar homenagem a João Lobo Antunes, que ao longo dos seus 72 anos tocou de uma forma muito especial aqueles com quem se cruzou.

“Este é um momento de profunda tristeza. O João Lobo Antunes era um homem genial em todos os domínios: humano, académico, científico, cultural. Um dos portugueses mais notáveis do Portugal contemporâneo. Ao longo do tempo, fui ganhando um imenso respeito, admiração e amizade por ele. Fomos construindo uma amizade sólida. Na minha vida política, foi um dos homens mais brilhantes que encontrei. A sua falta deixa no país um imenso vazio”, sublinhou, triste, Aníbal Cavaco Silva.

Umsentimento partilhado por Jorge Sampaio, que não escondeu a saudade que já sente do Professor: “Tenho uma grande gratidãopara com ele, devo assinalá-lo, e também gosto muito da família dele. É uma perda muito grande... É um momento, para mim, de muita comoção.”

Assunção Cristas realçou o papel determinante que João Lobo Antunes teve no País: “Ficam as memórias de alguém que dedicou a sua vida à ciência, à cultura,e que partilhou connosco, com grande generosidade, todo o seu saber. Quando alguém tem esta vida tão fecunda, na verdade não nos deixa, perdura”.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção