Nacional
'Não respire', último livro de Pedro Rolo Duarte editado a título póstumo
Pedro Rôlo Duarte - Apresentação do novo álbum de Luís Represas, «Cores» Foto: Salvador Esteves/Lux
Redação Lux em 10 de Maio de 2018 às 16:04

A partir de 16 de maio, estará disponível no mercado o último livro do jornalista Pedro Rolo Duarte, editado a título póstumo. 

«Não respire» é um relato biográfico, emotivo e autêntico, que percorre a carreira de jornalista do autor e os meses de confronto e choque desde que acrescentou uma palavra à sua vida: «cancro».

O lançamento acontece no dia 21 de maio na Sala dos Geradores Central Tejo (antigo Museu da Eletricidade) com apresentação de Edson Athayde, João Gobern, Miguel Esteves Cardoso e Sónia Morais Santos.

Pedro Rolo Duarte (1964 – 2017) foi, durante três décadas, um dos grandes nomes do jornalismo português.

Criou, fundou e dirigiu o DNA, suplemento de fim-de-semana do Diário de Notícias que a Society for News Design considerou, em 1999, como «possivelmente o melhor do século».

Foi subdiretor do Diário de Notícias, diretor-adjunto do jornal Sete, fundador e editor-geral da Visão e da revista K, fundador, redactor e editor-adjunto de O Independente, fundador e diretor do suplemento «Nós» do jornal i. Foi ainda colunista ou colaborador de publicações como o Correio da Manhã, Diário Económico, Notícias da Tarde, Lux Woman, Elle, Egoísta, Playboy e Sapo 24. Apresentou mais de uma dezena de programas de televisão, na RTP, SIC, TVI, e A Bola TV. Em rádio, realizou programas na Antena 1, Antena 3, Rádio Comercial, Renascença e CMR.

Foi nomeado para três Globos de Ouro e venceu dois Setes de Ouro. Durante dez anos, foi autor do blog Pedro Rolo Duarte. Publicou os livros Fumo, Sozinho em Casa e Noites em Branco.

Após a sua morte, foi homenageado com um voto de pesar na Assembleia.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção