Nacional
Redação Lux em 12 de Março de 2018 às 15:42
Maria Rueff apresenta-se pela primeira vez no palco do TNSJ
1/3 - Nathan, O Sábio Foto: Divulgação
2/3 - Nathan, O Sábio Foto: Divulgação
3/3 - Nathan, O Sábio Foto: Divulgação

Nathan, O Sábio assinala a estreia de Maria Rueff, que irá interpretar Daya, no palco do Teatro Nacional São João (TNSJ).

O espetáculo, que estreou em dezembro do ano passado, no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, estará em cena no TNSJ de 22 a 25 de março.

Trata-se de um clássico de Gotthold Ephraim Lessing – um representante incontornável do pensamento e da literatura das Luzes na Alemanha –, que nunca havia sido produzido em Portugal e chega agora ao TNSJ pela mão da Companhia de Teatro de Almada e encenação de Rodrigo Francisco.

Na peça, “viaja-se” até ao final século XII, período da Terceira Cruzada, numa Jerusalém acabada de ser conquistada pelo muçulmano Saladino. É precisamente nessa época e cidade que vive também o rico comerciante Nathan, um judeu dotado de elevada inteligência e generosidade a quem o povo chama de sábio. Chegado de uma viagem, Nathan toma conhecimento que a sua casa ardeu, tendo a sua filha adotiva sido salva por um cavaleiro cristão condenado à morte. Mais tarde, ambos se revelam irmãos, filhos de Assad, o irmão mais novo de Saladino.

Considerada por Goethe como “uma das mais altas criações da humanidade”, a peça sobe ao palco à quinta e sexta-feira, às 21h00; ao sábado, às 19h00; e ao domingo, às 16h00. A récita de dia 25 de março, conta com tradução em Língua Gestual Portuguesa. O preço dos bilhetes varia ente os 7,50 e os 16 euros. Ainda no dia 25, o TNSJ promove uma Oficina Criativa, às 16h00, destinada a crianças entre os 6 e os 12 anos, e cujo valor de inscrição é 2,50 euros. 


Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção