Nacional
Saúde: Farmácias organizam plano de vacinação da gripe de última hora
Gripe - vacinação
Redação Lux em 13 de Janeiro de 2018 às 12:15

Como o pico da gripe está previsto para os próximos dias em Portugal, segundo dados do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, as farmácias estão a fazer um derradeiro esforço para vacinar a população ainda desprotegida.

No continente e nas ilhas, existem pelo menos 2.326 farmácias portuguesas habilitadas a administrar a vacina contra a gripe. Esta semana reforçaram stocks, para facilitarem o acesso à vacina aos portugueses de qualquer ponto do território.

«As farmácias são a rede de serviços de saúde melhor distribuída no território e de mais fácil acesso pela população, por isso devem assumir a sua responsabilidade na proteção da Saúde Pública», declara Rute Horta, Diretora de Serviços Farmacêuticos da Associação Nacional das Farmácias (ANF).

A vacinação evita mortes, diminui os riscos associados à doença e está indicada durante todo o Outono e Inverno. «As pessoas devem vacinar-se já. Nunca é tarde para prevenir», apela Rute Horta, farmacêutica com dez anos de experiência em campanhas de vacinação.

Já foram dispensadas 509 mil vacinas na rede de farmácias.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção