Nacional
Saúde: Médicos sensibilizam crianças para prevenção das doenças da coluna
Mochilas
Redação Lux em 14 de Outubro de 2017 às 17:00

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) vai promover sessões de esclarecimento em escolas básicas e secundárias, em Lisboa e Porto, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Coluna, que se assinala a 16 de outubro.

As iniciativas têm como principal objetivo reforçar a importância da prevenção das doenças da coluna e serão ministradas pelo ortopedista Jorge Alves e pelo neurocirurgião Bruno Santiago, membros da direção da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral.

Este ano, o Dia Mundial da Coluna tem como mote “As tuas Costas em ação” por forma a promover a importância do exercício físico e a melhoria da postura, como parte fulcral para a prevenção de lesões na coluna. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 1 em cada 4 adultos não é ativo o suficiente.

“É fundamental apostar na prevenção, diminuindo os esforços sobre a coluna quando esta se encontra dobrada sobretudo o levantamento incorreto de objetos pesados, os movimentos repetidos em flexão e rotação e as situações que transmitam trepidação. Deve evitar-se ainda a vida sedentária, efetuando regularmente exercício de baixo impacto (caminhadas, natação, hidroginástica, bicicleta...), conclui o ortopedista Manuel Tavares de Matos, presidente da SPPCV.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção