Nacional
Teresa Ferreira recebe Prémio Bárbara Virgínia
Teresa Ferreira recebe Prémio Bárbara Virgínia Foto: Divulgação
Redação Lux em 16 de Janeiro de 2018 às 13:00

“Nunca pensei que se lembrassem de mim para este prémio! Não sou realizadora, não sou produtora e muito menos sou atriz! Nem atriz de novelas, que agora toda a gente é! Mas lembraram-se, por isso muito obrigada. Porque se gostam de mim, eu também gosto muito de vocês!”.

Foi assim que Teresa Ferreira agradeceu o Prémio Bárbara Virgínia com que foi galardoada na noite da passada sexta-feira, 12 de janeiro, na Cinemateca Portuguesa.

O auditório da Cinemateca encheu-se de familiares, amigos, antigos colegas e admiradores da colorista, responsável pela étalonnage, ou correção de cor, de alguns dos maiores clássicos do cinema português.

Ao subirem ao palco para partilharem as razões que os levaram a atribuir o galardão a Teresa Ferreira, os membros do júri presentes, Teresa Madruga e Tiago R. Santos, bem como o presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso, não esconderam a emoção nem o carinho que têm para com a galardoada e confessaram que a admiram pelo trabalho que desenvolveu, tantas vezes desconhecido, longe dos holofotes e do centro das atenções, mas “imprescindível para o resultado final dos filmes e que importa nunca ser esquecido”, defendeu Paulo Trancoso.

Com uma carreira que ultrapassou os 50 anos e que a levou a trabalhar com alguns dos mais famosos diretores de fotografia e realizadores do mundo, Teresa Ferreira recebeu o prémio em honra de Bárbara Virgínia, a primeira mulher realizadora portuguesa e a primeira realizadora a competir com um filme no festival de Cannes, em 1946. O prémio foi criado para homenagear as mulheres do mundo do cinema português que tantas vezes são esquecidas, tendo sido entregue pela primeira vez em 2015 a Leonor Silveira, seguindo-se Laura Soveral em 2016 e agora Teresa Ferreira em 2017, que agradeceu à Academia e ao júri “por não se esquecerem de mim, porque eu também não me esqueço de nenhum de vocês”.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção