Nacional
Redação Lux em 16 de Maio de 2017 às 12:19
Apresentador Pedro Fernandes sensibiliza alunos para doença rara
1/2 - Pedro Fernandes sensibiliza alunos para doença rara
2/2 - Pedro Fernandes sensibiliza alunos para doença rara

O apresentador Pedro Fernandes esteve na passada segunda-feira, dia 15, a ler a obra “Turbo & SCott” aos alunos da Escola Básica Prista Monteiro, em Lisboa.

O livro infantil retrata a história de uma criança com uma doença rara chamada esclerose tuberosa.

A “Hora do Conto” pretende fazer o apelo à inclusão de um aluno com esclerose tuberosa junto da comunidade escolar. Esta escola integra crianças com necessidades especiais e é um exemplo de inclusão que importa dar a conhecer como forma de inspirar outras famílias para a importância do espaço Escola ser um espaço de inclusão e de interajuda.

A esclerose tuberosa afeta cerca de 1600 pessoas em Portugal e é definida como um distúrbio genético que se traduz no desenvolvimento de tumores benignos em órgãos vitais como o coração, olhos, cérebro, rins, pulmões e pele. O crescimento destes tumores revela um comportamento agressivo porque ameaça a função dos órgãos atingidos. Dois terços dos diagnósticos são novos casos da doença sem antecedentes familiares e um terço são casos hereditários. Quando se manifesta pode provocar epilepsia, autismo ou défice cognitivo.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção