Nacional
Redação Lux em 18 de Novembro de 2018 às 10:00
Fotos: Noite de Fados LUX/SEAT volta a reunir convidados no Clube de Fado, em Alfama

A 4.ª edição da Noite de Fados LUX/SEAT, realizou-se na passada quinta-feira, dia 8 de novembro, e teve lugar, uma vez mais, no Clube de Fado, em Alfama.

Foram vários os artistas e os convidados que se juntaram para celebrar da melhor forma o São Martinho. “Fiquei muito contente por poder estar presente. Todos os anos era convidada para o jantar da Lux no Clube de Fado, onde cantei durante 12 anos, e ainda não tinha tido oportunidade de vir”, disse Cuca Roseta. E, para gáudio de todos os que estiveram presentes, a fadista ainda se fez ouvir, com três temas, um deles em dueto com Miguel Capucho. Este foi, sem dúvida, um dos pontos altos da noite, nesta casa que significa tanto para a fadista. “Foi uma noite muito especial, estivemos entre amigos. O Clube de Fado é quase a minha segunda casa. Cantei aqui durante muitos anos, o Mário Pacheco foi o meu grande mestre, foi com ele que aprendi e é sempre bom voltarmos às nossas raízes. É sempre uma nostalgia enorme quando isso acontece, mas vivemos esses momentos com muita felicidade.” 

Um jantar à boa maneira portuguesa, que teve início às 21h00 e prolongou-se noite dentro. Caldo verde, bacalhau assado com batata a murro e espinafres, salada de fruta e as tradicionais castanhas assadas fizeram as honras do menu, que se fez acompanhar pelo vinho Adega Mãe. 

Ao longo da noite foi-se fazendo silêncio para se ouvir cantar o fado. Além de Cuca Roseta, os convidados puderam ainda ouvir as vozes de Sandra Correia, Maria Emília Reis, Maria Ana Bobone, Rodrigo Costa Félix, António Pinto Basto, Miguel Capucho e Inês Vasconcellos, acompanhados pelo trio de guitarras de Mário Pacheco.

“Uma noite em que a SEAT se associa, mais uma vez, com o pretexto do São Martinho, para uma noite de fados. Apostando novamente na música, na sua forma mais tradicional que é o Fado, que continua a cativar os mais jovens, que estiveram presentes, a assistir, mas também a cantar. E para a SEAT, como marca que aposta na música e no desafio de viver de uma forma alegre e bem-disposta, faz todo o sentido estar associada a estes eventos, que realçam o que é nacional”, afirma Teresa Lameiras, diretora de marketing da SEAT Portugal. 
“Foi uma noite maravilhosa! Mais uma vez, a Lux escolheu a melhor casa de fados de Lisboa, o Clube de Fado, do Mário Pacheco. E, depois, os convidados foram muito bem escolhidos”, refere Mico da Câmara Pereira, que acrescenta: “Foi uma noite de fados entre amigos, sentimo-nos em casa. Gostei muito! Já há muito tempo que não ia ao fado, porque hoje em dia é tudo muito turístico, mas gostei muito!” 

Perto do final da noite foi ainda sorteado, entre os 100 convidados, uma jóia e um relógio Guess. Para Ana Cáceres Monteiro, diretora da Lux, “viveram-se momentos de muita emoção, embalados por grandes vozes e por várias e boas surpresas. Alguns dos convidados, amigos da Lux, decidiram juntar-se às vozes do Clube de Fado, todas elas de excelência, o que resultou numa das melhores noites de fado que já presenciei. Obrigada ao Mário Pacheco por mais uma noite mágica”.

Também Cinha Jardim ficou radiante com esta noite, que considerou estar ainda melhor que nos anos anteriores. ”Este foi o melhor ano! O jantar, os fados e o ambiente estava tudo ótimo. Nos anos anteriores já foi muito bom, mas este ano superou as expetativas. O fado que ouvi esta noite foi do melhor que já tenho ouvido. Assinalou-se o São Martinho da melhor maneira. Uma noite muito bem passada, muito simpática.”

Para Débora Montenegro, tratou-se de uma estreia. “Finalmente, consegui estar presente. E foi bastante agradável. Ainda por cima, tinha acabado de chegar uma prima minha do Brasil e foi um excelente programa. Ela nunca tinha ouvido cantar o fado ao vivo e ficou maravilhada. Tenho de felicitar a Lux por conseguir juntar sempre grupos animados e de diferentes idades. É sempre muito divertido! Gostei muito de ouvir a Cuca Roseta, aliás, todos os fadistas eram excelentes”, conta. 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção