Nacional
Redação Lux em 24 de Janeiro de 2019 às 18:12
Mansarda: Mais de 20 personalidades criam projeto de residência para artistas
1/5 - Apresentação do projeto de residência para artistas Foto: DR
2/5 - Apresentação do projeto de residência para artistas Foto: DR
3/5 - Apresentação do projeto de residência para artistas Foto: DR
4/5 - Apresentação do projeto de residência para artistas Foto: DR
5/5 - Apresentação do projeto de residência para artistas Foto: DR

Em arquitectura, a palavra mansarda pode definir-se como uma janela disposta no telhado de um edifício, permitindo a entrada de ar e luz. Idealizado por Patrícia Vasconcelos, juntamente com mais de duas dezenas de pessoas ligadas às artes, é precisamente isso que o projecto Mansarda ambiciona ser: “uma janela, um espaço prolongamento da casa/bem-estar para a classe artística, de forma a tornar a sua vida mais cómoda e iluminada”. 

“Quando a vida nos troca as voltas” é um dos motes da Mansarda que tem como principal objectivo “criar, gerir e apoiar uma ou mais residências para acolher, em regime de alojamento temporário ou permanente, pessoas que estejam ou tenham estado ligadas ao mundo da língua, arte e cultura portuguesas e especialmente às artes performativas”.

O projeto pretende potenciar a interação entre gerações, através da partilha de conhecimentos dos mais velhos numa constante interação com os mais novos, fomentando o trabalho e a criação artística.

Os fundadores do projeto Mansarda são Patrícia Vasconcelos, Miguel Guilherme,Jorge Salavisa, Camané, Rui Horta, Maria Flor Pedroso, Anabela Mota Ribeiro, Francisco Varatojo, Henrique Cayatte, José António Pinto Ribeiro, José Paulo Carvalho, Leonor Xavier, Luísa Villar, Manuel Costa Cabral, Margarida Cunha Belém, Maria Flávia Monsaraz, Maria Nobre Franco, Paula Ribeiro, Pedro Wallenstein, Rui Cardoso Martins, Teresa Schmidt e António Pedro Ferreira.

A par do intercâmbio de experiências, gerações e diferentes expressões artísticas, a Mansarda abre também as portas a outras instituições e visões que enriqueçam e dinamizem continuamente o projeto.

A residência da Mansarda tem a assinatura do arquitecto João Luís Carrilho da Graça. Tendo sido criada em 2014, a associação Mansarda arranca numa base pro bono, estando neste momento em fase de recolha de donativos. O projeto conta já com o apoio institucional de entidades como o Coliseu dos Recreios, Fundação Calouste Gulbenkian, Garage, 004, Buzziness, SP Televisão, TDGI -Tecnologia de Gestão de Imóveis, Central de Informação, Força de Produção e Finepaper. 

 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção