Nacional
Companhia João Garcia Miguel tem teatro para ver online
Passos em Volta
Redação Lux em 26 de Março de 2020 às 12:43

Numa altura em que grande parte da população portuguesa se encontra em isolamento, o mundo digital surge como ponte para atividades culturais que habitualmente seriam presenciadas fisicamente, como é o caso do teatro.

No YouTube da Companhia João Garcia Miguel é possível encontrar diversos dos seus espetáculos para assistir por estes dias e, para assinalar o Dia Mundial do Teatro, que se celebra amanhã, 27 de março, o encenador João Garcia Miguel deixa três sugestões:

  1. “Passos em Volta” – Baseado no livro com o mesmo nome, do escritor Herberto Hélder, o espetáculo aborda a perceção que cada um tem de si próprio e da posição que ocupa no mundo e, em especial, na Europa. Quem somos, o que sentimos e o que procuramos são algumas das questões levantadas, desafiando o espectador a uma introspeção. João Lagarto, David Pereira Bastos, Duarte Melo e Beatriz Godinho integram o elenco. 
  2. “Especial Nada | Oração da Carne | Com as Tripas ao Sol” – Esta é uma produção com três nomes distintos, criada com três textos - um para cada ator -, que dão origem a três narrativas. Uma multiplicidade de peças que se unem e formam um espetáculo maior. Com Sara Ribeiro, Sean O’Callaghan e Duarte Melo, tem como inspiração a relação do encenador João Garcia Miguel com o seu pai, abordando as temáticas do incerto, do medo e da liberdade.
  3. “Yerma” – Galardoada com o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores para Melhor Espetáculo de Teatro, em 2014, esta é uma peça baseada na poesia de Frederico Garcia Lorca e que conta a história de uma mulher casada cujo maior desejo é ter um filho, vontade que não é partilhada pelo seu marido. Perante esse facto, a personagem toma uma decisão de vida determinante, que levará à pior das tragédias. Fazem parte do elenco atores como Sara Ribeiro, Miguel Borges e Miguel Moreira.

Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, a Companhia João Garcia Miguel, que conta já com 18 anos de existência, tem 38 peças completas online, permitindo que os amantes de teatro possam assistir aos espetáculos mesmo em situação de isolamento social.

Links para assistir às peças:

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção