Nacional
Bordallo Pinheiro instala Gato Assanhado Gigante em Lisboa
Bordallo Pinheiro instala Gato Assanhado Gigante em Lisboa Foto: Junta Freguesia Areeiro
Redação Lux em 27 de Março de 2018 às 14:40

Uma réplica gigante do icónico “Gato Assanhado” de Bordallo Pinheiro viajou à “boleia” das Caldas da Rainha, a bordo da carrinha vintage da coleção Sardinha by Bordallo, e instalou-se na Praça de Londres, junto à Avenida Guerra Junqueiro, em Lisboa. 

Esta peça de arte pública, com cerca de dois metros de altura, e um banco de jardim revestido a azulejos Arte Nova, ao lado do qual foi instalado um caracol gigante, foram oferecidos à freguesia do Areeiro, em Lisboa, pela marca centenária de faianças fundada em 1884 nas Caldas da Rainha por Raphael Bordallo Pinheiro.

A inauguração das duas peças de arte pública com o selo “Arte Bordallo” – reservado a modelos concebidos por Raphael Bordallo Pinheiro e pelo seu filho, Manuel Gustavo Bordallo Pinheiro –  realizou-se na passada segunda-feira, dia 26 de março, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e do Presidente da Junta de Freguesia do Areeiro, Fernando Braamcamp.

As peças gigantes, produzidas pelas Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro, vêm dar um colorido especial a uma das mais movimentadas artérias comerciais da cidade de Lisboa, onde também se localiza a loja de Lisboa da Bordallo Pinheiro, surpreendendo lojistas, moradores e transeuntes.

Com uma adoração especial por gatos, Raphael Bordallo Pinheiro chegou a confessar ter sido gato noutra encarnação, numa história publicada no jornal “António Maria”. Raphael, que tinha como sonho fazer da Praça do Comércio, em Lisboa, uma réplica da Praça de São Marcos, em Veneza, substituindo os pombos por gatos, imortalizou os seus gatos de estimação – o Gato preto Pires, de temperamento volátil, imortalizado na escultura do “Gato Assanhado”, e a elegante Gata branca Pili – em desenhos satíricos e de inspiração naturalista, e, também, em peças escultóricas de cerâmica produzidas na sua fábrica das Caldas da Rainha.

 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção