Nacional
Livro de Valter Hugo Mãe com linguagem sexual “inapropriada” cria polémica no liceu
"O Nosso Reino" - Valter Hugo Mãe
Redação Lux em 31 de Janeiro de 2017 às 10:05

A linguagem de teor sexual num romance de leitura escolar recomendada para o 8º ano chocou os pais com filhos na Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa.

"E a tua tia sabes de que tem cara, de puta, sabes o que é, uma mulher tão porca que fode com todos os homens e mesmo que tenha racha para foder deixa que lhe ponha a pila no cu.”

Esta foi uma das passagens do livro "O Nosso Reino" de, Valter Hugo Mãe, que abriu a polémica com os pais a questionarem a pertinência da sua recomendação pelos professores de português e a sua inclusão no Plano Nacional de Leitura.

As queixas acabaram por levar o Ministério da Educação a retirar o livro das leituras recomendadas para o 3º ciclo. O livro permanecerá, no entanto, no Plano Nacional de Leitira mas apenas do secundário, disse o comissário à Lusa.

“Não está em causa a sua qualidade literária, o que houve foi um problema de inserção na lista. O livro entrou no 3.º ciclo por lapso, porque foi escolhido para o secundário”, disse à Lusa Fernando Pinto do Amaral, comissário do Plano Nacional de Leitura (PNL).

"São centenas de livros e dezenas de listas que integram o PNL, pelo que é normal que ocorram erros deste tipo", explicou ainda o responsável, exemplificando com um caso semelhante que aconteceu há uns anos com um livro da escritora Alice Vieira.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção