PUB
PUB
Nacional
Redação Lux  com AM em 22 de Março de 2011 às 12:25
Artur Agostinho, uma vida dedicada à rádio e à televisão
Artur Agostinho morreu esta terça-feira, aos 90 anos em Lisboa no Serviço de Urgência do Hospital de Santa Maria.

Radialista de profissão distinguiu-se ainda como comentador desportivo e também como apresentador televisivo, ator e escritor.

Iniciou a sua carreira em 1938 na Rádio Luso, onde integrou os quadros da Voz de Lisboa, Clube Radiofónico de Portugal, Rádio Peninsular, Rádio Clube Português, Rádio Renascença e da Emissora Nacional, e onde se fixou na área desportiva.

Colaborou como jornalista nos jornais A Bola, O País, Tribuna, Norte Desportivo, Mundo Português e Record ¿ do qual foi diretor entre 1963 e 1974.

Em 1974 partiu para o Brasil, onde colaborou com a Rádio Globo e fundou o jornal Portugal Esportivo. Ainda em terras brasileiras, Artur Agostinho escreveu dois livros.

Em 1980 regressou a Portugal, onde retomou a atividade de apresentador televisivo e ator, na qual se tinha estreado em 1946 pela mão de Alejandro Perla no filme «Cais do Sodré».

Artur Agostinho foi também fundador e diretor da agência de publicidade Sonarte e diretor do jornal Sporting.

Em 2009 participou na novela «Perfeito Coração» de Patrícia Sequeira ao lado de Sandra Barata Belo e Ricardo Pereira.

Em maio de 2010 foi distinguido com o Globo de Ouro SIC/Caras de Mérito e Excelência. Em dezembro foi condecorado pelo Presidente da República com a comenda da Ordem Militar de Sant`Iago da Espada.

Em março de 2011 apresentou o seu último livro «Flash-back - Uma história da vida real» na companhia da mulher e das filhas. Artur Agostinho publicou 10 livros entre os quais os romances «Ninguém Morre Duas Vezes» e «Bela, Riquíssima e, além disso, Viúva».

Ultimamente era colunista do Record, que o escolheu como patrono de um prémio destinado a distinguir o desportista do ano, e que é atribuído desde 2005.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção