Nacional
Redação Lux em 9 de Novembro de 2017 às 17:44
Designer Paulo Piteira, explica como é a 'casa ideal dos portugueses'
1/2 - Paulo Piteira é o novo embaixador da Conforoma em Portugal Foto: Divulgação
2/2 - Paulo Piteira é o novo embaixador da Conforoma em Portugal Foto: Divulgação

Paulo Piteira, decorador de interiores, acaba de ser anunciado como embaixador da Conforama para o nosso país.

Num evento em Madrid, Paulo Piteira apresentou as principais conclusões de um estudo sobre "Casa de Ideal dos portugueses" e novos conceitos de decoração, como o multi-estilo.

O decorador referiu que a variedade de estilos "é enriquecedora, tal como a fusão entre eles, pelo que a vocação multi-estilo do catálogo Conforama, permite trabalhar livremente com um vasto leque de opções.

O estudo em questão revelou, por exemplo, que os estilos mais habituais dos lares portugueses são o moderno (25%), o minimalista (24%) e o clássico (21%). Da mesma forma, e tal como referiu Paulo Piteira no evento ibérico "os tons neutros ou um tom para cada divisão, predominam na casa de 2 em cada 3 portugueses". Paulo Piteira salientou ainda que  "quase metade dos portugueses escolhem a cama, seguida do sofá (33%) e da mesa de refeições (13%)" como os móveis protagonistas do lar.

Ao serem questionados sobre que divisão acrescentariam ao seu lar os portugueses responderam: os homens (41%) optariam por uma sala de convívio com TV gigante e a ser possível, uma zona recreativa com mesa de bilhar ou matraquilhos. Já as mulheres (35%), escolhiam um vestiário, com espaço suficiente para roupa, calçado e acessórios.

A sala de estar é para os portugueses a divisão mais importante da casa e o local onde consideram que passam mais tempo. O quarto deveria ter uma cama king size e um armário grande. Para o quarto infantil, uma boa cama, um roupeiro e uma secretária de estudo, são imprescindíveis. Cabeceira de cama, mesas de cabeceira e vestiário, completam o ranking de indispensáveis no quarto dos portugueses.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção