PUB
PUB
Nacional
Festival Sudoeste abre hoje na Zambujeira do Mar
Eddie Vedder
Redação Lux em 1 de Agosto de 2012 às 16:38
O festival TMN Sudoeste tem início hoje, na Herdade da Casa Branca, na Zambujeira do Mar, fica até domingo e vai ter concertos para muitos gostos, da estreia a solo de Eddie Vedder ao regresso de lendas do reggae.

Ao longo dos cinco dias estão previstas mais de meia centena de atuações, entre as quais se encontra o regresso do músico norte-americano Ben Harper, a estreia a solo de Eddie Vedder, vocalista dos Pearl Jam, e uma homenagem aos 50 anos da independência da Jamaica.

O primeiro dia, de receção ao campista, conta com Afrojack, Martin Solveig e Pete Tha Zouk.

Na quinta-feira é esperada a atuação de Ben Harper, de regresso a Portugal com o espetáculo «An acoustic evening with Ben Harper», que revisita 20 anos de carreira.

Ben Harper está na Europa para uma série de concertos e o último será em Portugal. Em janeiro editará um novo álbum, «Get up», com o músico dos blues Charlie Musselwhite.

Ainda na quinta-feira, assinalam-se a estreia do londrino Ben Howard, que editou no ano passado o primeiro álbum, «Every Kingdom», e os regressos do brasileiro Marcelo D2 e de Matisyahu.

Na sexta-feira, os holofotes estarão virados para Eddie Vedder. Se o músico norte-americano é sobejamente conhecido como vocalista do grupo norte-americano Pearl Jam, desta vez terá todas as atenções a solo, porque editou em 2011 o álbum «Ukelele Songs».

No mesmo palco de Eddie Vedder estarão previstos outros concertos, como o de James Morrison e do Richie Campbell, nome português do reggae.

No sábado, assinala-se a estreia em Portugal do grupo hip hop porto-riquenho Calle 13, cujo álbum «Entren los que quieran», de 2010, foi editado em Portugal no início desta semana.

Este disco, que conta com a participação de Maria Rita, Omara Portuondo e Omar Ródriguez-López, dos Mars Volta, e com letras com um discurso bem mais político que os anteriores, valeu-lhes dez Grammy Latino.

Ainda no sábado, depois dos Calle 13, regressarão a dupla The Ting Tings, os norte-americanos The Roots e os Xutos & Pontapés, os únicos portugueses cabeças-de-cartaz, desta edição. A noite fecha com Gorillaz Sound System.

Para domingo, último dia do festival, está agendada a estreia da cantora londrina Jessie J em Portugal, e o regresso - já faz parte da «prata da casa» - do DJ francês David Guetta.

Este ano, o Palco Reggae poderá registar uma enchente maior do que a de anos anteriores, por conta de um conjunto de nomes lendários da Jamaica, que têm andado em digressão a celebrar os 50 anos de independência do país.

São os casos de Lee «Scratch» Perry, Max Romeo e The Congos, na quinta-feira, e dos Jamaican Legends com Ernest Ranglin, Monty Alexander, Sly and Robbie e Bitty McLean, na sexta-feira.

Os passes para o festival têm de ser trocadas por pulseiras que dão acesso a todos os dias do festival.

A cerca de uma semana do início do festival, a PSP desmantelou um negócio de venda ilícita de pulseiras falsas para esta edição, e deteve seis pessoas.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção