Nacional
Bens de Raul Solnado a leilão
Raul Solnado 1929-2009
Redação Lux  com IP em 26 de Fevereiro de 2010 às 11:52
Óleos, esculturas e algumas caricaturas que constituiam parte da colecção de arte de Raul Sonaldo vão a leilão.

Os três filhos do actor decidiram vender parte do espólio coleccionado pelo pai para angariar fundos que permitam a criação de um museu dedicado à memória do actor além da criação de um curso de teatro.

Entre as peças que vão ser vendidas pela leiloeira Palácio do Correio Velho entre os dias 17 e 18 de Março estão óleos de Nadir Afonso e Eduardo Batarda.

Em declarações ao diário «24 Horas», o filho mais velho do actor, José Renato Solnado, explica que o leilão visa angariar fundos para dar continuidade ao maior sonho do actor: a criação de uma escola de representação «com um curso profissionalizante de teatro completo de três anos», esclareceu.

Raul Solnado não deixou qualquer testamento apenas a vontade expressa, ainda em vida, de criar um curso de taetro que desse continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos anos na escola da Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul. Basicamente o actor sonhava em criar um curso completo na área do teatro.

A par da escola, os herdeiros perseguem o sonho de erguer um museu em memória do actor que reúna todo o espólio de Solnado, desde livros, manuscritos, cartas trocadas com figuras públicas, artigos de jornais e inúmeras fotografias.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção