PUB
PUB
Nacional
Fotos: Gala de Natal das famílias fadistas
Vicente da Câmara com os filhos José e Manuel - Gala de Natal das Famílias Fadistas no Campo Pqueno Foto: Tiago Frazão/Lux
Redação Lux  com Joana Côrte-Real em 23 de Dezembro de 2014 às 18:04
Pela primeira vez, a família Pinto Basto, a família Câmara, a família Cid e família Câmara, de diferentes gerações com grandes tradições fadistas, juntaram-se no Campo Pequeno para uma noite inesquecível. Um espetáculo apresentado por Júlio Isidro, que celebrou o fado, os laços familiares e o Natal que mereceu a presença dos Duques de Bragança.

«Venho encontrar a família, os amigos e é realmente um privilégio termos nesta altura um espetáculo para todos nós», confessou D. Isabel à Lux.

«Eu e o meu marido gostamos imenso de fado e, apesar dos meus filhos não pudessem vir a verdade é que esta nova geração gosta imenso de fado até mais do que na minha altura. Os jovens estão muito ligados ao fado», conclui.

Num ambiente acolhedor, em volta de uma árvore de Natal, a alma fadista invadiu o palco da Praça de Touros.

Acompanhados pela guitarra portuguesa de Luís Petisca, a viola de Armando Figueiredo e pela viola baixo de Felipe Vaz da Silva, ouviu-se e sentiu-se o fado pela voz de vários fadistas dos 8 aos 80.

António, filho de António Pinto Basto, e José Maria, filho de Manuel da Câmara provaram que é de pequenino que se cumpre as tradições.

Aos 86 anos, Vicente da Câmara subiu ao palco com os filhos, Manuel e José, e emocionou uma vez mais a plateia. «No fado somos todos amigos e é o fado une a família Câmara porque até os meus netos já cantam o fado», diz orgulhoso.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção