Nacional
Redação Lux em 26 de Maio de 2017 às 11:00
A incrível perda de peso da atriz Catarina Siqueira: 17 quilos em 4 meses!

Catarina Siqueira está na novela da TVI “Ouro Verde” onde dá vida a enfermeira “Dora”. A atriz, que começou o seu percurso no teatro, mas tornou-se mais conhecida com a série e o filme “Morangos Com Açúcar” (TVI) e “Doida por Ti” (TVI) suspendeu um pouco a sua carreira e afastou-se da televisão durante algum tempo enquanto esteve envolvida em projetos na área do Teatro Musical. Aos 29 anos, engravidou e teve o seu primeiro filho, uma menina, Luz, que nasceu em maio do ano passado, dois meses antes de fazer os 30 anos.

Com a gravidez, a atriz, que confessa que já estava um pouco acima do seu peso, engordou 22 quilos.

Engordei 22kg durante a gravidez.. no dia em que a Luz nasceu, eu pesava 84kg. Para uma pessoa como eu, com o meu mísero 1,56cm, estava literalmente redonda. 

Nos últimos quatro meses, Catarina Siqueira fez uma incrível transformação nos seus hábitos e no seu corpo. Perdeu 17,5 Kgs! Esta mãe jovem e enérgica retoma, com uma imagem renovada, o pulso da sua carreira. Falámos com a atriz de "Ouro Verde" para descobrir os segredos da sua dieta!

Como foi a recuperação da gravidez?

A recuperação da gravidez foi super tranquila. A recuperação do peso foi tramada. Diziam me sempre aquelas coisas típicas "Catarina calma, foste mãe há muito pouco tempo, ainda por cima estás a dar de mamar, vais ver que vais recuperar rápido".  Dei de mamar durante 5 meses e não perdi nem um kilo. Fechei a boca durante 4 e perdi 17. 

Agora retomou em força a sua carreira, renovou a imagem, o estilo de vida e uma face bem visível é a impressionante perda de quase 18 quilos. Como iniciou esse processo? E quais foram as principais razões que a levaram a tomar essa decisão?

Cheguei a um ponto em que, aparentemente, não me via como estava. Estava muito mais gorda do que eu própria me via. As fotografias do batizado da Luz assustaram-me. 3 meses depois vieram as do Natal. Foi aí que percebi que já não queria mais brincar a isto. Adotei o cliché da chamada "resolução de ano novo" e escolhi a minha. Há quem escolha deixar de fumar, ser vegetariano ou simplesmente ser uma pessoa melhor. Eu escolhi ser uma pessoa mais saudável e mais bonita.  

Que tipo de dieta empreendeu? Quando começou e quais as suas metas?

Eu já era gorda muito antes de engravidar! E a verdade é que a PronoKal ajudou-me muito porque eu tinha excesso de peso desde os 20 anos. Claramente sou mais uma que já tinha experimentado todas as dietas possiveis. Percebi que, as dietas ditas "normais" são para pessoas com MUITA paciência. No que toca a dietas, não tenho paciência, não sei esperar,, não sei não desmotivar quando a balança me diz que naquela semana so perdi 100 gramas. Desmotivo, acabo por desistir.  Precisava de um sistema que me permitisse perder peso de forma eficaz, saudável e entusiasmante. Pesquisei e descobri a Pronokal. Uma dieta proteinada, que acompanhada por profissionais da nutrição e pela minha médica, a Dra. Sinthia Puttini, me ajudou a ter resultados incriveis.  Comecei a dieta dia 20 de Janeiro. A minha meta estava longe mas eu não sabia bem onde..estimei 18 kg pelos exemplos que tinha a minha volta, mas na verdade sempre disse "vou até onde tiver que ir para me sentir bem".

Pode dar um exemplo de algo prático que tenha começado a fazer e que faça uma grande diferença na sua alimentação ou no seu estilo de vida?

É imprescindivel comer máximo de 4 em 4 horas e acompanhar qualquer dieta com exercicio. Antigamente, se fosse preciso, passava o dia sem comer. Depois, chegava a noite e devorava o mundo.. hoje em dia isso é impensável. O bom da PronoKal é que não é só uma dieta para perder peso, mas todo um método que nos ajuda a adquirir hábitos de vida saudável.

E um exemplo de algo muito errado que fizesse (na alimentação) e nem tivesse consciência?

Como passava muitas horas sem comer, quando comia, as quantidades eram dignas de soldado do exército. Chegava a comer, muitas vezes, mais que o Marco (o meu marido).

Diga-nos um truque/dica simples que tenha aprendido e que possa partilhar com os fãs:

Snacks saudáveis SEMPRE na carteira, para evitar o risco de dar fome e comer a primeira porcaria que esteja à mão. Tenho sempre comigo um snack PronoKal e bebo muita água ao longo do dia!!

Como reagiram os outros à perda de peso? Como reagiu a família?

Tive várias situações engraçadas por acaso. A minha irmã vive em Londres e já não me via desde o Natal. Veio agora para os anos da Luz e ficou em choque. Literalmente. Não queria acreditar que fosse possivel. Nós temos seis anos de diferença por isso na verdade ela nunca me conheceu assim, ou pelo menos não se lembra. Na altura em que tive este peso, eu era uma miuda e ela praticamente um bébé. A minha mãe, que sempre foi aquela pessoa que, literalmente, me azucrinava a cabeça por causa disto, está mega orgulhosa e muito feliz por mim claro.Com o Marco tem sido engraçado. Pelas razões obvias, ele foi a pessoa que acompanhou mais de perto todo este processo e mesmo assim diz que de dia para dia vai notando diferenças. Está mega orgulhoso claro e agora diz a toda a gente que estou "uma granda gata" (risos) Apesar de achar que isto já possa ser um exagero, já tive pessoas que não me reconheceram. 

E os fãs, como tem sido sua reação? Sente que os tem inspirado? 

O feedback não podia ser mais positivo. Claro que há sempre os chamados "haters" que têem que deitar abaixo por qualquer razão inexistente. Antigamente era porque estava "uma baleia", agora é porque estou "magra e com ar de doente". (risos)  Sem dúvida nenhuma que neste momento me sinto um bom exemplo para muita gente e fico muito feliz com isso. Recebo centenas de mensagens por semana com pedidos de ajuda nas minhas redes sociais. 

Considera que estar em forma é vital para o sucesso da sua carreira?

Sinto que estar em forma me tira de um "nicho" que me reduz oportunidades. 

Além de Ouro Verde, tem mais projetos em mão?

Estamos a caminhar nesse sentido.. 

Qual seria o grande sonho de carreira?

Não sonho com Hollywood nem nada do género. Gosto de estar por perto. Seria a pessoa mais feliz do mundo se pudesse fazer aquilo que eu gosto, o resto da minha vida. Cinema, teatro, televisão..não me peçam para eleger. Aos poucos, com trabalho, conquistar aquilo que me está destinado. Acredito cada vez mais nisso.

E no campo pessoal, planeia mais filhos?

Tive a sorte de estar rodeada de amigas com os mesmos timings de gravidez, na altura em que engravidei da Luz. A maior parte delas já falam em segundos filhos e muitas delas já estão grávidas outra vez. Na minha opinião, estão todas loucas e cheias de coragem!! (risos)Não seria nenhum disparate nem nenhum drama se acontecesse, mas confesso que para já, ainda não quero pensar nisso. A Luz ainda é pequenina. Quero curti-la ao máximo. E já agora deixem me lá curtir as minhas novas calças 36! (risos)

 


 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção