PUB
PUB
Nacional
Vasco Pereira em 6 de Maio de 2016 às 17:18
Fotos: Embaixadora da Casa das Cores, Oceana Basílio visita crianças com histórias de vida difíceis

Foi com muita alegria que Oceana Basílio visitou a Casa das Cores, um centro de acolhimento temporário para crianças em risco ou perigo iminente, em Lisboa. 

Sendo embaixadora da ins­ti­tuição, a atriz passou um final de tarde na companhia dos mais pequenos, com quem se divertiu a fazer jogos e atividades didáticas. Após algumas horas de boa-disposição e aprendizagem mútua, o mais difícil foi dizer adeus: “Apetecia-me ficar aqui com as crianças e dar mais. Dar mais mimo e atenção, brincar mais com elas… Fico sempre com esse vazio. É um vazio que às vezes também sinto quando cá volto e já não são as mesmas crianças, o que, por outro lado, é bom. É sinal de que já estão preparadas e que as famílias já estão prontas para as acolher novamente, o principal objetivo desta casa”, explicou.

Para Oceana, não são apenas as crianças que ganham com estas visitas, muito pelo contrário: “Aprendo muito com elas. Fazem-me perceber que os nossos problemas, às vezes, são tão insignificantes! Fazem que me sinta quase ridícula quando tenho um problema que não é grave, em termos de saúde ou de família. Perdemos tempo com coisas supérfluas.”

Mãe de Francisca, de 12 anos, a atriz transmite à filha os seus princípios de solidariedade: “A Francisca tem estes valores desde pequenina. Por exemplo, quando vê um sem-abrigo, é a primeira a ir abraçá-lo. O primeiro impulso dela é ir abraçá-lo e perguntar se precisa de alguma coisa. Tem bons valores, e isso é uma das coisas de que mais me orgulho.”

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção